O secretário de Economia, André Clemente, afirmou que mais 500 policiais militares e cerca de 370 bombeiros aprovados em concursos públicos serão nomeados até o fim de 2020 no Distrito Federal. Clemente comentou sobre a necessidade de “recompor as forças de trabalho” em entrevista ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — na tarde desta segunda-feira (19/10).
“Temos áreas há mais de 20 anos sem concurso. A categoria da receita tributária, por exemplo, com os auditores da receita. Há um em andamento agora. Você vê que é uma atividade típica, que vai buscar recursos, mas estava comprometida a eficácia pela falta dessa mão de obra. Assim como policiais militares também. Até o final do ano estaremos chamando mais 500. Bombeiros também, cerca de 370 novos serão chamados até o fim do ano”, afirmou.
André Clemente reconheceu que há um projeto de redução do tamanho do Estado, com o auxílio de estruturas com sistemas e tecnologias que ajudam a reduzir a quantidade necessária de mão de obra, mas que “têm áreas em que são imprescindíveis o trabalho humano”. “A população cresceu e o Estado diminuiu sem ser de forma planejada. O Estado tem que estar preparado para atender as necessidades da população”, pontuou.
Refis
Sobre o novo Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis-DF 2020), que voltou à Câmara dos Deputados na última semana, o secretário avaliou que o texto é ideal para o momento atual. “Ele é importante para Brasília porque saneia empresas e aumenta a arrecadação. No momento em que estamos, ainda enfrentando a pandemia, os efeitos da saúde, sociais e econômicos, é fundamental fazer esse resgate da capacidade fiscal das empresas e arrecadar mais impostos para fechar o ano com equilíbrio fiscal”.
Segundo cálculos da pasta, o valor total gerado pelo Refis neste ano é de cerca de meio bilhão. “Essa é uma inovação. É um Refis muito agressivo e adequado às necessidades atuais da população. Inclusive, esses parâmetros foram até utilizados pela União para descontos no principal de impostos. Então, nossa expectativa é de R$ 500 milhões ainda este ano a mais nos cofres públicos”, analisou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.