Corona vírus

GDF muda regras de distanciamento

Thais Umbelino
postado em 19/10/2020 22:50
 (crédito: Junior Aragão/divulgação - 5/12/11)
(crédito: Junior Aragão/divulgação - 5/12/11)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), flexibilizou medida de distanciamento social em templos religiosos e cinemas. A decisão está no Decreto n° 41.353, publicado ontem, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). De acordo com o texto, o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas é obrigatório, mas, agora, todas as fileiras de bancos e cadeiras poderão ser ocupadas, com a regra de haver, no máximo, seis pessoas em cada fileira.

A organização dos espaços para manter a distância mínima entre frequentadores é obrigação dos donos dos estabelecimentos, segundo o decreto. As regras de higienização continuam em vigor, sendo mandatório, tanto em igrejas quanto em ambientes de lazer, a disponibilização de produtos para higienização de mãos e calçados, preferencialmente álcool em gel 70%; uso de máscara facial; aferição da temperatura; e proibição de pessoas com comorbidades.

No caso das salas de cinema, os estabelecimentos precisam manter as vendas de ingresso exclusivamente on-line, higienizar as cadeiras entre as sessões e manter os aparelhos de ar-condicionado sempre limpos. Para as igrejas, o governo local recomenda que se evite o contato físico nas celebrações.

Em nota oficial, Governo do Distrito Federal (GDF) informou que a decisão está baseada em “dados técnicos e avaliações de especialistas, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico em toda a região”.

3.561 mortos

Em contrapartida, o número de infectados pela covid-19 segue crescente. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 24 horas foram registrados 752 casos da doença e 16 óbitos. Ao todo, o DF soma 205.709 infectados — sendo que 195.933 são considerados recuperados — e 3.561 mortes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação