Educação

Resultado da UnB no Enade mostra retorno de investimento da sociedade

Reitora Márcia Abrahão comemorou resultados positivos da UnB, que tem 10 cursos entre os 11 com nota máxima no Enade no DF, e avaliou integração entre universidade e sociedade de Brasília

Alan Rios
postado em 20/10/2020 14:55 / atualizado em 20/10/2020 16:44
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, disse que as notas são fruto de investimento social na universidade  -  (crédito: Ed Alves/CB D.A Press)
A reitora da UnB, Márcia Abrahão, disse que as notas são fruto de investimento social na universidade - (crédito: Ed Alves/CB D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu, nesta terça-feira (20/10), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019, que avaliaram 10 cursos da instituição com nota máxima. Somente 11 cursos do Distrito Federal conseguiram essa pontuação. O 11ª da lista é enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, instituição que também é pública.

“Isso é importante para mostrar à sociedade nossa relevância. A sociedade precisa considerar isso porque o financiamento público da instituição vem da população brasileira. Ou seja, um resultado positivo como esse significa retornar à sociedade o investimento que ela prestou no ensino”, avaliou a reitora Márcia Abrahão.

O Enade classifica os cursos com notas de 1 a 5. Os que obtiveram nota máxima no DF foram: arquitetura e urbanismo (integral e noturno), engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, farmácia (integral), nutrição e odontologia (esses nove do Câmpus Darcy Ribeiro) e enfermagem do Câmpus Ceilândia.

“Temos a comemorar nossa capacidade de estar sempre à frente, mesmo com situações adversas. Agora mesmo li que as universidades federais são responsáveis por quase 70% das notas máximas, isso mostra nossas qualidades. O resultado da UnB é expressivo e vem como presente para Brasília nos 60 anos da cidade”, definiu Márcia.

Ao todo, a UnB teve 28 cursos avaliados. Veja o conceito de cada um deles:
Câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto)

Agronomia - 4
Arquitetura e urbanismo (integral) - 5
Arquitetura e urbanismo (noturno) - 5
Educação física (bacharelado) - 4
Enfermagem - 4
Engenharia ambiental - 5
Engenharia civil - 5
Engenharia da computação - 4
Engenharia de controle e automação - 4
Engenharia de produção - 5
Engenharia elétrica (integral) - 4
Engenharia elétrica (noturno) - 3
Engenharia florestal - 4
Engenharia mecânica - 5
Engenharia química - 4
Farmácia (integral) - 5
Farmácia (noturno) - 4
Medicina - 4
Medicina veterinária - 4
Nutrição - 5
Odontologia - 5
Câmpus Ceilândia

Enfermagem - 5
Farmácia - 4
Fisioterapia - 4
Fonoaudiologia - 4
Câmpus Gama

Engenharia elétrica - 4
Engenharia mecânica/automotiva - 4
Engenharia mecânica/aeroespacial - 4

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação