TOME NOTA

Correio Braziliense
postado em 20/10/2020 19:54 / atualizado em 20/10/2020 20:03

DESTAQUES

Comportamento de consumo
O curso Comportamento de consumo aborda as tendências contemporâneas e os principais conceitos relacionados a hábitos de compra. O conteúdo avalia como a covid-19 tende a impactar relações humanas e a vida do consumidor. As aulas começam em 9 de novembro. Informações: pos.ibmec.br/extensao-pos-pandemia/#cursos_single.

Conversação
A St Giles oferece lives de aulas de inglês, com foco em conversação e interação em tempo real com professores e colegas de turma. Matrículas abertas para crianças, adolescentes e adultos. Quatro aulas experimentais gratuitas. Informações: 9 8625-5298 ou pelos sites www.instagram.com/ciistgiles e www.facebook.com/stgilesbrasil.

CURSOS

Compliance
O Ibmec Brasília oferece curso de extensão em compliance e anticorrupção, com conhecimento prático e teórico de diversas questões relacionadas à Lei Anticorrupção. Sábados, das 9h às 12h. Carga horária: 15 horas. Informações: www.ibmec.br/df/cursos/extensao-presencial/direito/compliance-e-anticorrupcao.

Escrita criativa
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) oferece curso prático de escrita criativa, por meio de videoaula, para grupos de até três pessoas. Serão três encontros virtuais pelo Skype. Informações pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

Idiomas
Professor com experiência internacional em três idiomas oferece cursos on-line de inglês, francês e espanhol. Aulas para todos os níveis, com desconto para grupos. Valor: R$ 50 a hora-aula. WhatsApp: 9 9646-7234. Falar com Otávio Vieira.

Inglês
Aulas particulares de inglês, on-line e presencial. O curso pode ser individual ou em grupo de até quatro alunos, montado pelo próprio estudante. Material incluso. Valores e informações pelo telefone 9 9962-2972 ou pelo e-mail cristianearaujosilvadf@gmail.com.

Matemática básica
O professor Roberto Soares oferece curso de matemática básica com foco em concursos. O preparatório conta com apostila didática e aulas individuais on-line. Forma de pagamento a combinar. Valor: R$ 150. WhatsApp: 9 9687-0441.

Psicanálise
O Instituto Brasileiro de Estudos do Inconsciente (Ibei) promove o curso de aproximação teórica da psicanálise Falando de Freud. As aulas incluem quatro encontros virtuais, por vídeo, e contarão com leituras e discussões sobre trechos da obra do psicanalista. Inscrições somente pelo WhatsApp: 9 9225-3849.

Vinhos
A vinícola Concha Y Toro oferece curso de vinhos on-line e gratuito. A empresa, uma das mais famosas produtoras da América do Sul, liberou o curso para os amantes da bebida aproveitarem a quarentena. O curso é dividido em cinco módulos e está disponível no canal Concha y Toro Brasil, no YouTube.

OUTROS

Agilidade empresarial
A adaptação, nos dias atuais, torna-se questão vital para todas as organizações. Com base nisso, o curso Business agility — Agilidade empresarial, do Ibmec, pretende discutir ferramentas e técnicas que auxiliem no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma transformação organizacional e individual no pós-pandemia. As aulas começam em 9 de novembro. Informações: pos.ibmec.br/extensao-pos-pandemia/#cursos_single.

Coach on-line
A empresa Coach Criativo oferece atendimento on-line individual e em grupos de até quatro pessoas para suporte emocional, planejamento criativo, além de alcance de resultados durante a pandemia e no pós-pandemia. Valores com desconto especial. Informações pelo WhatsApp: 9 9244-4047.

Brasília sexagenária
Formada por uma coleção de registros do fotógrafo sueco Ake Borglund, que datam da época da construção da capital federal, a exposição Brasília 60 Anos está aberta ao público. A mostra fica disponível no restaurante Seu Jambu, no Hotel Golden Tulip Alvorada, até 15 de novembro, das 6h às 22h.

Moda
Neste ano, o Senac Fashion Day vai apresentar soluções para o setor do varejo de moda, muito impactado pela pandemia. O evento será on-line, gratuito e aberto a todo o público. A transmissão ocorre pelas redes sociais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no YouTube e no Facebook, em 5 de novembro. As inscrições ficam abertas até as 18h de 4 de novembro, pelo link: df.senac.br.

Saúde mental
O Centro Universitário Iesb oferece atendimento psicológico gratuito para a comunidade. As consultas ocorrem de maneira remota, conduzidas por alunos do curso de psicologia supervisionados por professores especializados dos campi Oeste (Ceilândia Norte, QNN 31) e Sul (SGAS, Quadra 613/614, Via L2 Sul). Informações: 3962-4802 (Asa Sul), 3962-4748 (Ceilândia) ou pelo site www.iesb.br/servicodepsicologia.

Teatro
A companhia de teatro e circo Marmotagem & Cia transmite espetáculo on-line e ao vivo para driblar a quarentena. A temporada, que começa em 23 de outubro e vai até 1º de novembro, conta com a presença de trupes, coletivos e artistas independentes de Brasília. As sessões do espetáculo começam às 18h no YouTube (youtube.com/marmotagemcia). Informações: facebook.com/MarmotagemCia e instagram.com/marmotagemecia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

GRITA GERAL

 (crédito: Editoria de arte)
crédito: Editoria de arte

RIACHO FUNDO 1
DIFICULDADE COM A COLETA SELETIVA

A autônoma Sara Montes, 24 anos, moradora do Riacho Fundo 1, acredita que faltam informações e campanhas sobre como se faz a coleta seletiva. “Quais são as orientações para a coleta seletiva? Eu posso colocar para fora no dia da coleta todos os recicláveis secos em um saco só ou tenho de colocar um saco só com plástico, outro com papel, outro com vidro? E o vidro, como separo para levarem de forma segura se tenho várias garrafas?”, questiona.

» O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que conta com equipes de mobilização para orientar a população de porta em porta, falando sobre o correto descarte, além dos dias e horários da coleta seletiva no DF. Para quem tem dúvidas quanto às informações, a empresa recomendou acessar o site www.slu.df.gov.br. O serviço também listou algumas dicas para o descarte: colocar os recicláveis — como papel, plástico, papelão e metal e isopor — em sacos de lixo na cor verde ou azul. O outro saco, de preferência preto ou cinza, é para orgânicos e rejeitos — restos de comida, borra de café, fralda descartável, papéis gordurosos, lixo de banheiro. O vidro, por ser delicado e cortante, pode ser descartado em pontos de entrega voluntária. Os endereços estão no site: slu.df.gov.br/pontos-de-coleta-logistica-reversa.


GAMA
CORTE DE ÁRVORES

O aposentado Michael Bezerra, 68 anos, morador do Gama, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar sobre o corte de árvores na cidade. “Em tempos onde todos falam de plantar mais árvores para amenizar o calor, andando pela rua acima do Posto de Saúde nº 4, no Setor Leste, vi várias delas sendo cortadas. Contei pelo menos quatro. E não existe motivo algum. Aparentemente, eram saudáveis, não estavam próximas de fiação nem nada do tipo”, conta. “Um caminhão recolhia as árvores, mas sem identificação alguma”, relata Michael

» A Administração do Gama afirmou, por meio de nota, que o serviço de poda de árvores é feito por empresa terceirizada e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), seguindo procedimentos técnicos. O órgão acrescentou que, para toda poda ou retirada de árvore, é necessária a vistoria de uma equipe técnica da Novacap. A companhia destacou que monitora a arborização do Distrito Federal, intervindo, sempre que necessário, com podas de formação, de manutenção ou com supressões, quando a avaliação técnica detecta risco iminente.

O TEMPO EM BRASÍLIA

Nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Umidade relativa
Máxima: 90%
Mínima: 40%

A Temperatura
Máxima: 24°C
Mínima: 15°C

(Temperatura em 7 de outubro - Máxima: 36ºC e Mínima: 20°C)
(Temperatura em 14 de outubro - Máxima: 30°C e Mínima: 19°C)

O Sol
Nascente: 5h42
Poente: 18h12

A Lua
Crescente: 23 de outubro
Cheia: 31 de outubro
Minguante: 8 de novembro
Nova: 15 de novembro

 

DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS DE ENERGIA

SOBRADINHO
Condomínio RK, Conjunto Centauros: Quadra G, lotes 26 a 51; Quadra H, lotes 25 a 49; Quadra I, lotes 1 a 25; Quadra J, lotes 1 a 28, das 8h às 13h; e Quadra M, lotes 26 a 51; Quadra N, lotes 31 a 58; Quadra O, lotes 1 a 25; Quadra P, lotes 1 a 27, das 13h às 17h30.

GAMA
Núcleo Rural Casa Grande: chácaras 1md-5, 1md-7, 1md-9, 1md-10, 1md-27, 2md-18, 3md-3, 3me-4, 3me-8, 3me-9, 3me-15, 3me-17, 6me-12, 6me-14, 6me-16, 6me-18, Fazenda Bonsucesso, Chácara Tamboril, Sítio Vaca Branca, Sítio Pau-Brasil, Sítio Bem-Te-Vi, Fazenda Campestre, Fazenda Guararapes, Fazenda Leão de Judá, Chácara São José, Capela Nossa Senhora Aparecida e Chácara São José; Núcleo Rural Ponte Alta de Cima: Chácara dos Anjos, Chácara Boca da Mata, Chácara Recanto dos Buritis, Chácara Rancho Divino, Chácara Coromandel, Chácara Marina, Chácara São Januário, Chácara Sucupira, Chácara dos Ipês, Chácara Esperança nº 25, Chácara Morada da Lua, Chácara Coração de Maria, Chácara Esperanto, Chácara Estrela da Manhã, Chácara Alegria, Chácara Recanto Feliz, Chácara Nunes, Sítio Sonho Meu, Sítio Mimoso, Chácara do Mineiro e chácaras 19, 20, 22, 23, 24, 25, 29, 41, 42, 44, 52, 54, 57, 60, 61, 68, 66, 69, 77, 78, 84, 86, 87, 88 e 89, das 8h40 às 16h.

Isto é Brasília

 (crédito:                       Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 23/7/20              )
crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 23/7/20

Marca registrada 

No centro de Taguatinga, o relógio de 17 metros de altura é referência temporal e espacial para quem passa por lá. O monumento dá nome à principal praça da cidade e foi doado, em dezembro de 1970, pela relojoaria japonesa Citizen Watch Co. O ícone tem as quatro faces voltadas aos pontos cardeais e é considerado Patrimônio Cultural e Artístico do Distrito Federal desde 1989.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação