TOME NOTA

Correio Braziliense
postado em 21/10/2020 19:50 / atualizado em 21/10/2020 19:58

DESTAQUES

Cozinha vegetariana
O curso Cozinha vegetariana apresenta alguns princípios da gastronomia vegana e vegetariana, bem como o modo de preparo de pratos desse tipo. O aluno terá acesso a uma breve história do vegetarianismo e dos diversos tipos dessa prática, além de receitas como saladas, sobremesas e lanches. Informações: www.ead.senac.br/cursos-livres/cozinha-vegetariana-webtv.

Neurociência
A Casa do Saber ministrará o curso Neurociência — em busca de uma vida equilibrada, em 26 e 27 de outubro, às 20h. Os encontros gratuitos visam promover o entendimento de como o cérebro regula as emoções e atitudes. As aulas também apresentam recursos para a tomada de decisões melhores. Informações: linktr.ee/casadosaber.

CURSOS

Culinária
O treinamento Cozinha lucrativa com o chef Dudu Camargo tem o objetivo de incentivar novos negócios, expandir o ramo da gastronomia e colaborar com pessoas que gostam de cozinhar no dia a dia. São nove aulas, que incluem acesso a oito receitas do chef, conteúdos bônus, dicas, além de lives com profissionais renomados em precificação e experts em anúncios na internet. Há, ainda, tira-dúvidas semanais. Valor: R$ 97, com parcelamento em até quatro vezes. Informações: @cozinhalucrativacomdudu, nas redes sociais.

Ensino Remoto
A Fundação Bradesco oferece o curso Ensinando com a web, para direcionar professores a se posicionar na atualidade e tirar o melhor proveito da internet. Informações: www.ev.org.br/cursos/ensinando-com-a-web.

Direito Eleitoral
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece curso gratuito de direito eleitoral, com carga horária de cinco horas. O estudante aprenderá os conceitos básicos mais relevantes acerca do Direito Eleitoral, sem descurar das recentes reformas legislativas que vêm alterando, gradativamente, o quadro normativo brasileiro. Informações: educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/direito-eleitoral.

Estratégias financeiras
O curso Estratégias financeiras para momentos difíceis promove uma reflexão sobre as mudanças econômicas devido à pandemia de covid-19. O conteúdo oferece conhecimentos, técnicas e ferramentas práticas que permitem aos alunos administrar financeiramente uma empresa, cuidar do capital de giro e fazer o planejamento de um ano ou para longo prazo. As aulas começam em 30 de outubro. Informações: pos.ibmec.br/extensao-pos-pandemia/#cursos_single.

Internet
O curso gratuito Saúde física e mental na internet apresenta um panorama acerca dos principais problemas causados pela rede à saúde mental e à física. As aulas apresentam estratégias para lidar com esses problemas na prática. Informações: educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/saude-fisica-e-mental-na-internet.

Liderança remota
O curso Liderando de forma remota fornecerá um direcionamento, com ferramentas e técnicas, para liderar equipes por meio remoto, com senso direcionado para resultados. Os participantes compreenderão os principais desafios que as equipes enfrentam e como podem apoiá-las e inspirá-las. As aulas começam amanhã. Informações: pos.ibmec.br/extensao-pos-pandemia/#cursos_single.

Português
O curso Língua portuguesa sem complicações foi desenvolvido especialmente para quem quer estudar os aspectos do idioma que mais causam dúvidas. Entre os temas abordados estão a competência comunicativa e as regras de acentuação gráfica. Informações: www.ev.org.br/cursos/lingua-portuguesa-sem-complicacoes.

Transações imobiliárias
O Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb) promove curso técnico em transações imobiliárias. O pagamento pode ocorrer por boleto bancário, com entrada mais seis parcelas. Informações: 3352-6527, 3218-8330 ou pelo WhatsApp 9 8597-1252.

Vendas
O curso Ações eficazes em vendas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), visa promover o aperfeiçoamento de profissionais do comércio. As aulas vão oferecer conteúdos sobre práticas eficazes no fluxo de venda e na negociação com clientes. Valor: R$ 86,42. Informações: www.ead.senac.br/cursos-livres/acoes-eficazes-em-vendas.

OUTROS

Câncer de mama
O Instituto de Câncer de Brasília (ICB) lançou um quiz gratuito e interativo com foco na campanha Outubro Rosa. Nele, é possível descobrir fatores que influenciam no desenvolvimento do câncer de mama e analisar como estão os cuidados com a saúde. Acesse o questionário pelo site: vozesdooutubrorosa.com.br.

Cultura afro-brasileira
O Grupo Cultural Obará promoverá lives, em outubro e novembro, do musical Alagberé Orun, o ferreiro celestial. As transmissões ocorrem nos dias 24, 25 e 31, além de 1º, 7 e 8 de novembro, no canal do Obará no YouTube (www.youtube.com/projetobara). As apresentações, sempre às 18h, são inspiradas pela riqueza cultural afro-brasileira em canto, música, dança e dramaturgia. O espetáculo conta, ainda, com debates entre convidados especialistas em psicologia, dança, música, teatro, cultura e arte negra.

Hotelaria e restaurantes
O escritório Catão & Tocantins Advogados promoverá o evento Os impactos da covid-19 nos setores da hotelaria e gastronomia — Medidas contra a crise. A live ocorre amanhã, das 9h30 às 12h, e contará com a presença de renomados especialistas, que tratarão de temas centrais para a recuperação desses setores no Brasil. Inscrições: bit.ly/35yfSf.

Mercado profissional
A Kroton disponibiliza — gratuitamente em uma plataforma digital — conteúdos sobre o mercado de trabalho, histórias de sucesso de profissionais de diferentes carreiras e dicas de executivos para se dar bem em processos seletivos. Para conferir o material, acesse: canalconecta.com.br.

Revisão textual
Professor universitário há mais de 20 anos, José Geraldo oferece serviços de revisão e correção para textos literários, acadêmicos e escritos diversos, como livros, pesquisas, coletâneas, além de trabalhos de conclusão de curso e traduções para português e inglês. Informações: 9 9416-0404 ou pelo e-mail e-mail textos.revisart@gmail.com.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Isto é Brasília

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Em homenagem ao mineiro


O Memorial JK fica em um dos pontos mais altos de Brasília. Acima de um dos espelhos d'água do museu, tremulam as bandeiras do Brasil, do Distrito Federal e de Minas Gerais, estado onde Juscelino Kubitschek nasceu. Ao fundo, a estátua do ex-presidente — de autoria do escultor Honório Peçanha — acena diante do sonho que deixou o papel tornou realidade.


O TEMPO EM BRASÍLIA

Muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada.

Umidade relativa
Máxima: 90%
Mínima: 40%

A temperatura
Máxima: 26°C
Mínima: 19°C

(Temperatura em 8 de outubro - Máxima: 36ºC e Mínima: 20°C)
(Temperatura em 15 de outubro - Máxima: 31°C e Mínima: 20°C)

O Sol
Nascente: 5h41
Poente: 18h12

A Lua
Crescente: 23 de outubro
Cheia: 31 de outubro
Minguante: 8 de novembro
Nova: 15 de novembro

DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS DE ENERGIA

BRAZLÂNDIA
Núcleo Rural Curralinho: Chácara do Abdias, Chácara Miramporanga, Chácara Cedro, Chácara Triângulo, Chácara Primavera nº 7, Chácara Rainha nº 4, Chácara Santa Luzia, Chácara Nova Aliança, Sítio Nossa Senhora Aparecida, Sítio Santa Maria, Chácara Recanto da Serra, Chácara Santa Rosa, Chácara Vila Rica, Sítio Ouro Branco, Chácara Penha, Chácara Limoeiro, Chácara Recanto Feliz, Chácara Vale do Sol, Fazenda Maruá, Chácara Pai e Filho, Chácara Calanguinho, Chácara Edwirges, Chácara Vitória, Fazenda Pé de Serra, Chácara São Raimundo, Chácara Sousa Morais, Chácara Novo Horizonte, Chácara Santa Helena, Fazenda Córrego dos Coxos, Sítio Jatobá, Chácara São Francisco e chácaras 2, 3, 13, 20, 27, 29, 30, 33, 34, 37, 38, 39, 40, 41 e 43, das 8h40 às 16h30.

LAGO SUL
SMDB, Conjunto 14, lotes 1, 3 e 4; e em todo o Conjunto 17, das 9h às 12h.

SOBRADINHO
Quadra 2, conjuntos A3 e A8, das 8h40 às 15h.

GRITA GERAL

 (crédito: Editoria de arte)
crédito: Editoria de arte

GAMA
RUA ALAGADA

O empresário Henrique Vieira, 36 anos, afirma que a Avenida Contorno, no Setor Oeste do Gama, fica sempre inundada quando chove. Ele acrescenta que o trajeto torna-se perigoso para quem passa de automóvel pelo local. “Forma uma forte correnteza, tenho até medo do meu carro acabar inundando. Mas não tem jeito, preciso ir por essa avenida”, conta. O leitor também pergunta: “Cadê as bocas de lobo, os locais para escoar água? Falta segurança para os motoristas”, reclama.

» A Administração do Gama informou que tem feito limpeza e desobstrução de bocas de lobo pela cidade, sendo que mais de 350 delas foram revitalizadas. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) afirmou que faz a manutenção contínua e diária das mais de 97 mil bocas de lobo existentes no Distrito Federal. O serviço inclui a reposição de tampas e grelhas de bueiros. As ações ocorrem de acordo com cronograma organizado a partir de relatório enviado pelas administrações regionais, contendo pontos prioritários de manutenção. A Novacap pediu, ainda, a colaboração da comunidade, para que não jogue produtos ou equipamentos de qualquer tipo nas bocas de lobos, pois essas atitudes estão “diretamente ligadas à inundações, principalmente, no período chuvoso”. A população pode solicitar manutenção da rede de drenagem pluvial por meio da Ouvidoria do GDF, disponível 24h pelo site www.ouv.df.gov.br ou pelo telefone 162, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Sábado, domingo e feriados, o atendimento é das 8h às 18h.

RIACHO FUNDO 2
ESGOTO ESTOURADO

Moradora do Riacho Fundo 2, Maria Lemos, 45 anos, conta que um esgoto estourou próximo à casa dela. “O problema causa um cheiro muito desagradável e forte. A rede está assim desde quinta-feira passada. Não podemos nem andar direito pela casa, por causa do odor. Até para comer é difícil, devido ao mau cheiro”, destaca.

» A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que a desobstrução da rede de esgoto ocorreu na última sexta-feira. Além disso, a empresa afirmou que, para evitar novas obstruções na região, programou para esta semana a lavagem preventiva no sistema coletor de esgoto da cidade. A Caesb destacou que o mau uso do sistema sanitário é a principal causa de transbordamentos. Por isso, não se deve lançar objetos ou lixo na rede nem interligar a tubulação de águas pluviais aos canos de esgoto. A população pode registrar demandas pela Central de Relacionamento com o Cliente, no telefone 115; pelo aplicativo da Caesb; e pela Agência Virtual, no site www.caesb.df.gov.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação