Saúde

Covid-19: Drive-thru para testagem rápida é instalado no Sudoeste

Contêiner do Laboratório Brasília foi montado no estacionamento da quadra 104

Jéssica Moura
postado em 22/10/2020 16:08 / atualizado em 22/10/2020 23:47
O teste rápido detecta se o paciente está com a doença ou se tem anticorpos -  (crédito: Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados)
O teste rápido detecta se o paciente está com a doença ou se tem anticorpos - (crédito: Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados)

Um novo ponto de testagem rápida para covid-19 foi instalado na quadra comercial da 104 do Sudoeste. O serviço é prestado no formato de drive-thru para que os motoristas não saiam dos carros. De acordo com o laboratório, a opção por montar a estrutura no Sudoeste foi pela alta na procura pelos exames de diagnóstico de coronavírus por moradores da região.

"Fazemos um estudo para ver a questão da idade da população e frequência do público que nos procura nos postos físicos", explica o gerente do laboratório, Rafael Procaci. Há outros dois pontos de drive-thru em Águas Claras e na Asa Norte. A previsão é de que a unidade do Sudoeste funcione até dezembro.

A Secretaria de Saúde credenciou a unidade para a prestação do serviço. A pasta destacou que os pontos de drive-thru, para funcionar, precisam estar vinculados a um laboratório. Atualmente, há 11 pontos de testagem autorizada de covid-19 distribuídos no DF. A pasta alerta que os laudos de testes rápidos devem indicar aos pacientes as limitações do método, já que eles não têm função diagnóstica.

Cerca de 40 testes são realizados diariamente no espaço. Rafael ressalta que o método utilizado é o de imunocromatografia: vai identificar se a pessoa está com ou se teve a doença de acordo com a presença de anticorpos IgG ou IgM no sangue dos pacientes.

Os motoristas não precisam sair dos carros para os atendimentos, que também prescindem de marcação: basta chegar e aguardar na fila. "Faz a coleta e cadastro do paciente, com dados pessoais e informações sobre se teve sintomas, casos na família, uma anamnese", diz o gerente. O resultado é liberado em 15 minutos e o laudo é encaminhado aos pacientes em até 48 horas. O exame custa R$ 110 no cartão e R$ 99 se pago em espécie.

Para que o teste dê positivo, é necessário um período de reação do organismo, que pode levar até oito dias para desenvolver defesas que sejam detectadas pelo exame.

Serviço

Segunda a sexta-feira 9h às 19h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação