Servidores

Governo avalia proposta para alterar carreira de assistência à saúde

SindSaúde afirma que mudanças podem beneficiar cerca de 10,6 mil servidores

Washington Luiz
postado em 22/10/2020 16:40 / atualizado em 22/10/2020 16:40
Sindicato propõe simplificar a definição de especialidade e rever os cargos dentro da estrutura da Secretaria de Saúde -  (crédito: Reprodução/SindSaúde )
Sindicato propõe simplificar a definição de especialidade e rever os cargos dentro da estrutura da Secretaria de Saúde - (crédito: Reprodução/SindSaúde )

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde), Marli Rodrigues, entregou ao governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta quinta-feira (22/10), um projeto de lei que moderniza a carreira de assistência à saúde no Distrito Federal. De acordo com o secretário de Economia, André Clemente, que também estava no encontro, o governo avalia o projeto para conferir se não há impedimentos legais ou aumento de despesas.

A sugestão do sindicato é simplificar o que hoje se define como especialidade e rever os cargos dentro da estrutura da Secretaria de Saúde. Com as mudanças, servidores com qualificação superior à do concurso prestado teriam o reconhecimento do estado. Segundo a entidade, a proposta assegura direitos conquistados e fomenta a qualificação continuada.

Levantamento feito pelo sindicato entre os servidores que ocupam o cargo de auxiliar de saúde, carreira de nível básico, 94% têm ensino médio completo e 66%, graduação em nível superior. Outros 21% têm, inclusive, pós-graduação.

Ainda de acordo com o SindSaúde, se aprovado, o projeto alcançará um total de 10.661 servidores, sendo 2.887 especialistas, 5.841 técnicos em saúde e 1.933 auxiliares de saúde.

O encontro ocorreu no Palácio do Buriti, no qual também estiveram presentes o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a Secretária de Esportes, Celina Leão, e a subsecretária de gestão de pessoas da Secretaria de Saúde (SUGEP), Silene Almeida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação