Meteorologia

Sexta-feira será de céu nublado e chuvas intensas no DF

Inmet emitiu alerta para a possibilidade de trovoadas e rajadas de vento de cerca de 30 km/h

Jéssica Moura
postado em 23/10/2020 08:07 / atualizado em 23/10/2020 08:08
 (crédito: Tiago Peixoto/Material cedido ao Correio)
(crédito: Tiago Peixoto/Material cedido ao Correio)

A chuva forte que atingiu o Distrito Federal na noite dessa quinta-feira (22/10) deve se repetir nesta sexta-feira (23/10), prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao longo de todo o dia, o céu deve permanecer nublado, com poucos pontos de abertura de sol em todo o DF.

"Não se descarta no período da tarde, com o aumento da temperatura, pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento", explica o especialista Heráclio Alves. Na madrugada, a temperatura mínima foi de 18°C e a máxima deve chegar os 26°C nas horas mais quentes da tarde, período em que são esperadas as chuvas mais intensas. A umidade vai variar entre as taxas de 100% e 45%. "Essa condição é bem confortável e favorável para a ocorrência de pancadas de chuva", frisou.

Um corredor de umidade vindo da região Norte do país impacta nas chuvas do Centro-Oeste. "Estamos com volumes de chuva bem expressivos já", pondera Alves. Ao longo deste mês, o maior volume pluviométrico foi registrado no Gama. Por conta das chuvas intensas e das rajadas de vento, que devem ser 30 km/h em média, o Inmet emitiu um alerta de perigo para o DF.

"Evitar durante esse período ficar em locais abertos pela queda de árvores, que pode causar acidente, se proteger em áreas mais seguras", recomenda o meteorologista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação