CLIMA

Alerta de chuvas intensas do Inmet para o DF vale até as 11h desta segunda

Aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado na manhã de domingo (25/10), coloca a capital federal sob risco de "perigo potencial". No entanto, chuvas devem ocorrer apenas em áreas isoladas

Correio Braziliense
postado em 26/10/2020 06:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

 

O Distrito Federal está com um alerta de chuvas intensas até as 11h desta segunda-feira (26/10). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso, na manhã desse domingo (25/10), que coloca a capital do país sob alerta amarelo, de perigo potencial. Entre a previsão, há possibilidade de chuvas de 20 até 50 milímetros por dia e de ventos de 40 a 60 km/h. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.

O Inmet informou que, apesar das tempestades fortes previstos para o litoral do Sudeste e do Nordeste, em decorrência da formação de um ciclone no Oceano Atlântico, o alerta para o clima de Brasília não têm relação com o fenômeno. O comunicado sobre as chuvas intensas pode, inclusive, passar por atualizações e continuar a valer para os próximos dias.

Na sexta-feira (23/10), o Inmet havia emitido um comunicado à imprensa a respeito de chuvas fortes na região centro-sul do país. No Distrito Federal, porém, os registros de precipitação mais intensa, com granizo e rajadas de vento, devem ocorrer apenas em áreas isoladas.

Meteorologista do instituto, Olivio Bahia afirma que, nos próximos dias, deve prevalecer um padrão de estabilidade, com clima abafado e pancadas de chuva em regiões específicas. "É pontual mesmo. Pode ser que algumas nuvens se desenvolvam aqui e que a chuva caia apenas no bairro ao lado. É isso que chamamos de pancadas isoladas", explica. "Pode ser que vejamos precipitação intensa, rajadas de vento e até granizo. Pelos impactos, mesmo que de menor nível, a gente emite alerta amarelo", completa.

 

Orientações

O site do Inmet recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido aos riscos "leves" de descargas elétricas ou queda de galhos. Também há orientação para evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de acidentes, pode-se entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação