Justiça

MPDFT apresenta a primeira denúncia de inquérito policial eletrônico

Medida tem o objetivo de acelerar trâmite de procedimentos e feitos criminais

Correio Braziliense
postado em 26/10/2020 21:32
 (crédito: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press)
(crédito: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu a primeira denúncia originada de inquérito policial eletrônico. A nova metodologia está em vigor desde o dia 5 de outubro e foi aprovada pela promotora de Justiça Cândida Marcolina Ferreira de Faria.

“O processo digital é vantajoso pela facilidade de acesso ao inquérito, o que permite adaptação ao horário de trabalho. Há, também, a diminuição do risco de extravio do inquérito e a economia de papel. Só vi vantagens”, avalia Cândida.

A iniciativa tem o intuito de acelerar o trâmite de procedimentos e feitos criminais, destaca o vice-procurador de Justiça Institucional, André Vinícius de Almeida. “Este é mais um passo do sistema de peticionamento eletrônico em direção à total digitalização dos procedimentos. Dessa forma, vamos otimizar a estrutura de apoio às promotorias de Justiça”, explica.

Além disso, ao elaborar um inquérito policial nato digital, o Ministério Público não precisa mais digitalizar as páginas para elaborar a manifestação sobre os casos. O projeto-piloto é um esforço conjunto de instituições como MPDFT, Polícia Civil do DF, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).

 

*Com informações do MPDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação