Tempo

Gama e Plano Piloto acumulam maior número volume de chuvas do DF

Segundo o Inmet, a temperatura máxima no Distrito Federal ficará entre 25°C e 27°C nesta semana. A umidade tem variação de 100% a 60%

Bárbara Fragoso
postado em 26/10/2020 22:24 / atualizado em 26/10/2020 22:24
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Chuvas intensas são algumas das principais características da primavera. Além disso, a estação é geralmente marcada por clima ameno, altas temperaturas e elevação da umidade do ar. Tudo isso interfere diretamente para que os brasilienses sintam o tempo mais abafado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem marcar, nesta semana, a máxima de 27°C e a mínima de 17°C.

Segundo o meteorologista Heráclio Alves, a tendência é de que as pancadas de chuva fiquem mais frequentes. “O céu terá muitas nuvens nos próximos dias. Neste período do ano, percebemos muita irregularidade da chuva. Ontem, por exemplo, ela foi mais fraca, mas acreditamos que ela fique mais constante daqui para a frente. Os temporais vieram para ficar”, aponta.

A região administrativa do Gama é a localidade que possui o maior acumulado de água de chuva do Distrito Federal até agora, registrando 201 milímetros até as 16h de hoje, seguido do Plano Piloto, com 126,6 milímetros. Na sequência, Planaltina e Paranoá marcaram 103,6 e 86,4 milímetros, respectivamente. “O tempo permanecerá abafado, com temperatura e umidade altas”, acrescenta Heráclio Alves.

Moradora de Vicente Pires, a nutricionista Bruna Parente conta que enfrenta menos contratempos nos deslocamento nos dias chuvosos, pois a rua em que mora já está asfaltada. “Há dois anos, era bastante difícil encarar a chuva aqui, já que as ruas ficavam bastante alagadas e com muitos buracos. Ao sair de casa, tento passar por localidades que estejam menos danificadas”, indica.

Cuidados

Segundo o subtenente Joberth Medeiros, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para evitar acidentes, o cuidado deve ser redobrado nas vias durante o período chuvoso, com a redução da velocidade no dia a dia. “A sujeira fica impregnada no asfalto e, com o óleo na superfície, os veículos não conseguem frear ou desviar. Dessa forma, os motoristas perdem o controle do veículo com facilidade. Os acidentes são muito recorrentes. É imprescindível manter a manutenção do carro”, conta.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), recomenda que as pessoas evitem lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, pequenas construções não protegidas, como celeiros, tendas, barracos e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Também orienta evitar ficar em áreas abertas, no alto de morros, no topo de prédios, dentro de piscinas durante tempestades e, também, não se abrigar debaixo de árvores isoladas.

10 dicas para encarar o período de chuvas

  1. Providencie a poda ou corte de árvores próximas a residências, com risco de queda. Procure a Administração Regional de sua cidade ou o Corpo de Bombeiros.
  2. Conserte as falhas do telhado, troque as telhas quebradas, reforce a fixação renovando pregos e madeiras e isole a fiação elétrica.
  3. Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros causando entupimentos.
  4. Se o nível da água estiver subindo, vá com a sua família para um lugar seguro. Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores, pois elas atraem raios e seus galhos podem cair. Evite acidentes.
  5. Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que pode trazer sérios riscos à sua saúde.
  6. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
  7. Nas vias, não passe em pontos de alagamentos quando a altura da água estiver mais alta que a metade das rodas do veículo.
  8. Não passe por locais caso não conheça o terreno.
  9. Nunca volte na contramão, sem que uma autoridade de trânsito autorize.
  10. Motociclistas e ciclistas devem evitar trafegar em ruas alagadas, pois tampas podem ter se deslocado.

Fonte: Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Pista molhada com a chuva no Núcleo Bandeirante
    Pista molhada com a chuva no Núcleo Bandeirante Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Chuva
    Chuva Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação