ARRECADAÇÃO

Águas Claras reforça a campanha "Cure Biel", para compra de remédio de R$ 12 milhões

Evento acontecerá no próximo sábado e contará com música ao vivo, artesanato, arte, grafite, e sorvete

Ana Maria da Silva*
postado em 27/10/2020 18:48 / atualizado em 27/10/2020 18:49
Gabriel luta contra Atrofia Muscular Espinhal (AME) -  (crédito: Arquivo pessoal)
Gabriel luta contra Atrofia Muscular Espinhal (AME) - (crédito: Arquivo pessoal)

Gabriel Alves Montalvão nasceu há sete meses e, apesar do pouco tempo de vida, acumula uma história de muita garra. O pequeno luta contra uma grave doença, a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Desde o diagnóstico, a família busca um milagre na vida do pequeno guerreiro: arrecadar cerca de R$12 milhões para adquirir o Zolgensma, remédio para tratamento. Para alcançar o objetivo, amigos e familiares da criança promoverão, no próximo sábado (31/10), uma mobilização em Águas Claras, das 16h às 22h. A iniciativa contará com música ao vivo, artesanato, arte, grafite, e sorvete. Todo o lucro do dia será destinado à cura de Biel, como é chamado.

Rara, neuromuscular, grave e degenerativa, a AME é uma doença genética que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína considerada essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Considerado o remédio mais caro do mundo, a aquisição do Zolsgena tem mobilizado muitas famílias, como é o caso de Kyara Lis, também diagnosticada com AME. “Se trata do segundo medicamento para o tratamento de pacientes pediátricos diagnosticados com AME do tipo 1, com até 2 anos de idade, e que traz maior eficácia no controle da evolução da doença, seu tratamento apresenta resultados animadores” explica a analista de contas e mãe de Gabriel, Lionedia Alves Rodrigues, 40 anos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a medicação denominada Spinraza, que é administrada por injeção intratecal - diretamente na medula espinhal, na parte inferior das costas. “Geralmente, segue a administração de uma dose de 4 em 4 meses. O Spinraza, não oferece cura aos pacientes, mas atua na melhoria da força e o tônus muscular”, ressalta Lionedia.

Atualmente, Lionedia diz que a família está providenciando a abertura da ação judicial para conseguir os medicamentos. “Já temos jurisprudência no Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, e estamos em contato com outras famílias que estão vivendo a mesma situação, entretanto, estamos falando de um procedimento moroso, por isso optamos por recorrer a todas as alternativas possíveis simultaneamente”, ressalta Lionedia.

Campanha contra o tempo

A luta também é contra o tempo. “Considerando que os portadores da AME possuem a ausência ou a deficiência do gene SMN1, responsável por produzir a proteína SMN, que serve como alimento para os neurônios motores, bem como que o Zolgensma não recupera os neurônios que já morreram, as comorbidades causadas pela doença a longo prazo são irreversíveis”, explica a mãe.

“Pedimos às pessoas que nos ajude nas divulgações da campanha, pois quanto mais pessoas nos ajudando logo alcançaremos o valor mesmo sendo tão grande e alto”, pede a mãe. De acordo com Lionedia, caso consigam o Zolgensma pelo SUS ou por meios judiciais, todo o valor arrecadado na campanha será destinado ao Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (Iname), associação sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos portadores de AME e suas famílias, para que mais pessoas possam ser beneficiadas.

Ainda é grande o número de portadores de AME que não possuem assistência mínima. “A nossa missão vai além da luta pelo Gabriel, mas para que todos essas pessoas possam ter qualidade de vida e acesso aos medicamentos para tratamento”, ressalta a mãe do pequeno. “Gabriel já apresenta várias dificuldades inclusive para respirar, engolir. Por isso preciso correr, e conto com ajuda de vocês”, ressalta.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Campanha #CureGabriel

Data: 31 de outubro
Local: Águas Claras, Rua 28 Norte, Estacionamento da Páprica
Hora: 16h às 22h

  • .
    . Arquivo pessoal
  • Família de Gabriel
    Família de Gabriel Arquivo pessoal
  • .
    . Arquivo pessoal
  • Gabriel luta contra Atrofia Muscular Espinhal (AME)
    Gabriel luta contra Atrofia Muscular Espinhal (AME) Arquivo pessoal

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação