Previsão do tempo

Chuva no Plano Piloto alcança 70% do esperado para o mês de outubro

A região administrativa do Gama é a localidade do DF com maior registro de volume de água

Bárbara Fragoso
postado em 27/10/2020 21:00
 (crédito: Renato Souza/CB/D.A Press)
(crédito: Renato Souza/CB/D.A Press)

Temperatura elevada e alta umidade são algumas das principais características da primavera, estação que conta ainda com chuvas intensas e isoladas no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (27), os termômetros marcaram a máxima de 31,2°C e a mínima de 17°C. A umidade do ar apresenta variação de 95% a 40%.

A meteorologista Andrea Ramos aponta que a previsão é que haja pancadas de chuva isoladas nos próximos dias, além de rajadas de vento e trovoadas, principalmente nos períodos da tarde e da noite. “A região do Gama possui o maior volume acumulado de chuva entre os dias 1º a 27 de outubro, ultrapassando em 20% do esperado para o mês, registrando o volume de 201,2 milímetros”, comenta. Na sequência, aparecem Plano Piloto, Planaltina, Brazlândia e Paranoá, marcando o volume de 113,8 mm, 103,6 mm, 97,8 mm e 97 mm, respectivamente.

Cuidado no trânsito

Especialistas indicam que o controle da velocidade alta nas vias do DF nos dias de chuva é um dos principais desafios para evitar acidentes de trânsito. “Os motoristas precisam considerar que não dá para manter a mesma velocidade empregada nos dias secos. Com a chuva, o asfalto fica com bastante óleo nas pistas, desencadeando a perda de estabilidade mesmo em linha reta. É indispensável andar devagar e considerar a distância de seguimento”, explica o instrutor de trânsito Joel Júnior, da Autoescola GS, do Sudoeste.

O engenheiro mecânico Walter Abramides, proprietário da oficina Garage Web, recomenda que os condutores também fiquem de olho no estado dos pneus do veículo constantemente. "A melhor saída é apostar em produtos com boa qualidade, que apresentam durabilidade. Além disso, é essencial que os limpadores de vidro estejam macios e consigam limpar sem deixar rastro. Nos carros que não possuem ar-condicionado, vale manter os vidros desengordurados, evitando que fiquem embaçados e não atrapalhem a visão", ressalta.

Mortes nas vias

De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no mês de setembro foram registradas 14 mortes no trânsito do DF. Os dados são preliminares, mas indicam uma redução de 56% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 32 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.

Em 2019, de janeiro a setembro, foram registrados 207 óbitos no trânsito, neste ano foram 138 vítimas fatais, o que corresponde a uma redução de 33%. As medidas de distanciamento social, estabelecidas em razão da pandemia da Covid-19, refletiram na diminuição da circulação de veículos e pessoas nas vias do DF, o que contribui para a queda na quantidade de acidentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação