Coronavírus

Covid-19: pesquisa da UnB mostra crescimento em oito RAs do DF

As regiões administrativas de Arniqueira, Gama, Jardim Botânico, Riacho Fundo, Santa Maria, São Sebastião, SCIA e Sobradinho apresentaram alta na taxa de reprodução do vírus

Correio Braziliense
postado em 28/10/2020 12:30 / atualizado em 28/10/2020 12:30
A taxa de contaminação tem apresentado aumento no DF de forma geral -  (crédito: .ED ALVES/CB/D.A Press)
A taxa de contaminação tem apresentado aumento no DF de forma geral - (crédito: .ED ALVES/CB/D.A Press)

Levantamento feito pela Universidade de Brasília mostra um aumento na taxa de reprodução do novo coronavírus em oito regiões administrativas do Distrito Federal. De acordo com o recente boletim feito pelo Observatório de Predição e Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (PrEpidemia), divulgado nesta quarta-feira (28/10), as cidades de Arniqueira, Gama, Jardim Botânico, Riacho Fundo, Santa Maria, São Sebastião, SCIA e Sobradinho apresentaram crescimento na epidemia da covid-19.

O cálculo da taxa de reprodução, R(t), depende da proporção de indivíduos suscetíveis a contrair a doença. Esse número oscila conforme a evolução da epidemia. Segundo o estudo, o pico de infectados é representado pela R(t) 1. Índices acima de 1 representam um alerta para o aumento de casos do novo coronavírus.

No geral, o Distrito Federal apresenta uma oscilação abaixo de 1 com a taxa de reprodução do vírus estimada de 0,96, na última segunda-feira (26/10). Porém, se for comparar com as medições feitas anteriormente pelos pesquisadores, há um pequeno aumento nos valores de R(t).

Em 14 de setembro, essa taxa chegou a 0,88 no Distrito Federal. De lá para cá, o índice tem crescido. Passando para 0,92 em 28 de setembro, depois para 0,94 em 12 de outubro e 0,96 no último dia 26. Apesar disso, ainda há indicação de que a epidemia continua regredindo na capital, porém em ritmo menor.

A pesquisa foi elaborada por um grupo de 26 pesquisadores que integram uma equipe multidisciplinar de especialistas de áreas como matemática, farmácia, engenharia elétrica, gestão ambiental, estatística, ciências biológicas, educação e outras. O intuito é acompanhar e avaliar a evolução da pandemia da covid-19 no Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação