Protesto

Exonerada, delegada Jane Klebia ganha apoio da população em abaixo-assinado

Atuação da delegada na 6ª DP, no Paranoá, trouxe admiração dos moradores da região, que se manifestaram contra a exoneração

Correio Braziliense
postado em 28/10/2020 16:27 / atualizado em 28/10/2020 16:28
Jane Klébia é uma das investigadoras que participou do caso Marinésio -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Jane Klébia é uma das investigadoras que participou do caso Marinésio - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A delegada-chefe da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), Jane Klebia, foi exonerada do cargo nesta quarta-feira (28/10). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e gerou mobilização da população da região, que chegou a criar um abaixo-assinado virtual contra a mudança.

Na tarde desta quarta-feira, o documento on-line já tinha mais de 1500 apoios à Jane. “As comunidades das Regiões Administrativas do Paranoá e Itapoã vêm por meio deste manifestar a desaprovação quanto à exoneração da delegada-chefe da 6ª Delegacia de Polícia. A atuação da delegada citada tem sido notável, nível nacional gerando grande apreço da comunidade devido aos resultados positivos apresentados e aos casos repercutidos a nível nacional”, diz a publicação no site das assinaturas.

O delegado Ricardo Viana, que estava atuando na 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), assume a 6ª DP. Ricardo também tem atuações de destaque na Polícia Civil do DF, e moradores do Paranoá ressaltam, nas redes sociais, que a manifestação contra a troca diz respeito apenas à admiração por Jane.

Em 2019, o Correio chegou a contar a história de sucesso da delegada, que já foi aprovada em 10 concursos públicos, tem experiência em diversos cargos no Distrito Federal, como secretária de Estado de Políticas para Crianças Adolescentes e Juventude, administradora de Sobradinho e chefe da controladoria jurídica da Companhia de Planejamento (Codeplan).

Ao Correio, Jane contou que foi surpreendida com a exoneração. "Ainda estou tentando entender. A população está se manifestando e é muito lindo o carinho da comunidade", disse. A reportagem também entrou em contato com a Polícia Civil para comentar a exoneração. Em nota, a PCDF informou que “os cargos de chefia são de livre nomeação/exoneração, conforme conveniência/oportunidade da gestão”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação