A Diretoria de Educação de Trânsito e o Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) promovem, até quinta-feira (29/10), o projeto de Bike em Dia. Serão realizadas palestras, blitzes educativas e manutenções gratuitas de bicicletas em ciclovias de Ceilândia, Sudoeste, Taguatinga e Recanto das Emas.
Ciclistas profissionais, amadores e crianças são convidados a assistir palestras sobre maneiras de como se comportar nas vias exclusivas, equipamentos de segurança recomendados e outros cuidados. Além das palestras, que têm duração de 7 a 10 minutos, os agentes distribuem máscaras, disponibilizam álcool em gel e presenteiam os participantes com mochila, pulseira e adesivo retrorrefletores.
Para o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, Miguel Videl, o mais difícil está sendo conseguir manter o distanciamento social entre os participantes. Ele, que também pedala, observa que a movimentação de ciclistas e pedestres aumentou durante a pandemia.
E isso aumenta também a necessidade de se reforçar comportamentos adequados no trânsito. “Nesse momento, é orientado aos ciclistas que eles respeitem sempre o pedestre, para fazer um trânsito mais seguro, porque, no trânsito, o maior sempre cuida do menor. Então, são dadas várias orientações de segurança para o ciclista”, conta Miguel, que diz ter atendido na terça-feira 100 pessoas, entre ciclistas e pedestres.
Miguel diz ter como lema “a educação é a melhor direção” e tem se responsabilizado, com outros agentes, a levar o projeto a todas as ciclovias que são de competência do Detran-DF. O projeto já alcançou, segundo ele, quase todas as regiões administrativas, e sempre há uma história ou "causo" para ilustrar a bem-sucedida investida educativa.
Os educadores de trânsito realizam, também, no Recanto das Emas, blitzes onde alertam para os riscos de se usar o celular ao volante, o uso de cadeirinhas e outros cuidados. Ainda não há previsão para novas ações nas demais regiões administrativas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.