CIDADANIA

Câmara Legislativa aprova criação do programa Nota Legal Solidária

Iniciativa permite que pessoas física ou jurídicas possam ceder créditos fiscais a organizações distritais sem fins lucrativos cadastradas na Secretaria de Economia

Correio Braziliense
postado em 28/10/2020 22:13 / atualizado em 28/10/2020 22:15
Iniciativa terá sistema semelhante ao que vigora no DF -  (crédito: Walder Galvao/CB/D.A Press)
Iniciativa terá sistema semelhante ao que vigora no DF - (crédito: Walder Galvao/CB/D.A Press)

Os parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovaram, nesta quarta-feira (28/10), a criação do programa Nota Legal Solidária, que permite a cessão de créditos fiscais de pessoas físicas ou jurídicas para entidades beneficentes sem fins lucrativos do DF.

A proposta, de autoria dos deputados Reginaldo Veras (PDT) e Rafael Prudente (MDB), foi aprovada em primeiro e segundo turnos. Agora, segue para análise do governador, Ibaneis Rocha (MDB). Se sancionada, contribuintes terão autorização para ceder os créditos das compras a instituições de áreas como assistência social, saúde, educação, cultura e proteção animal.

Para se beneficiarem, as entidades devem estar cadastradas junto à Secretaria de Economia. Elas podem receber os créditos das notas fiscais — sem a identificação do comprador — e cadastrá-las no sistema do Nota Legal. O próprio consumidor também pode cadastrar o cupom fiscal em favor da entidade no ato da aquisição do produto ou, posteriormente, no sistema eletrônico do programa.

"Esse projeto é muito interessante. Não criamos nada, não estamos inovando. Estamos copiando o que está sendo muito bem feito em outras cidades, como Fortaleza e Salvador", disse Reginaldo Veras. "É uma forma de contribuirmos com essas instituições", acrescentou o deputado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação