Lazer

Comerciantes e lojistas entregam proposta de corredor cultural na W3 Sul

Governo afirma que tem "total" disposição de concretizar a proposta, que deve contribuir para a revitalização da avenida W3

Jéssica Moura
postado em 29/10/2020 16:04 / atualizado em 29/10/2020 16:22
A intenção é fazer uma revitalização da W3 Sul -  (crédito: Renato Alves/CB/D.A Press)
A intenção é fazer uma revitalização da W3 Sul - (crédito: Renato Alves/CB/D.A Press)

Para incentivar o comércio entre as quadras 504 e 508 Sul, que ficam na W3, a Fecomércio e a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL) entregaram ao secretário de Governo, José Humberto, um documento em que pedem a criação de um corredor cultural nesse trecho da avenida. A proposta é uma alternativa para apaziguar a queda de braço entre os comerciantes e a população quanto ao fechamento da W3 Sul nos domingos e feriados.

As entidades alegam que o intuito é incentivar a revitalização da via, com a promoção de exposições,
teatros, rodas de leitura, feiras de artesanato e design no espaço delimitado durante os domingos e feriados, quando a W3 Sul é liberada para o uso dos pedestres. Para tanto, também pediram a concessão de incentivos fiscais aos empreendimentos na avenida.

Segundo o secretário de governo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) acolheu a sugestão das entidades e vai encaminhar a proposta às pastas de Economia, Cultura e Turismo. A análise dos secretários deve ocorrer ao longo do mês de novembro, mas José Humberto estima que o corredor cultural, se aprovado, só deve começar a funcionar a partir do ano que vem. Mudanças que impliquem em despesas ao governo ainda precisariam do aval da Câmara Legislativa (CLDF) para entrar em vigor. 

"Temos que olhar para a W3 não só com essa visão da utilização para prática do esporte, é muito mais amplo, é uma revitalização de uma área degrada da cidade. Este é um projeto prioritário para o governo: atualizar a avenida", ressaltou o secretário.

Desde junho, a W3 Sul passou a ser fechada, da quadra 502 à 516, para os veículos, aos domingos e feriados, e a população pode aproveitar para usar o espaço de maneira recreativa. Contudo, o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) questiona a medida, pois afirma que o movimento foi afetado. A Secretaria de Governo informou que, "considerando que o comércio da W3 Sul não abre aos domingos, não há que se falar em prejuízos ao comércio local".


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação