Interatividade

Brasília terá Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia

O espaço ficará no prédio do Touring Club, localizado no Eixo Monumental, próximo a Rodoviária do Plano Piloto. Proposta de instalação do museu foi aprovada nesta quinta-feira (29/10)

Correio Braziliense
postado em 29/10/2020 22:05 / atualizado em 29/10/2020 22:06
O Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia ficará no prédio do antigo Touring Club, no Setor Cultural Sul 
 -  (crédito: Lucio Bernardo Jr)
O Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia ficará no prédio do antigo Touring Club, no Setor Cultural Sul - (crédito: Lucio Bernardo Jr)

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1967, o prédio do Touring Club abrigará o Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia. A iniciativa dos proprietários do local, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi aprovada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) em reunião on-line, nesta quinta-feira (29/10). O Touring fica no Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. A edificação de propriedade particular foi tombada em 2017.

Por meio do parecer conjunto dos relatores Heloísa Melo Moura, do Instituto dos Arquitetos do Brasil-DF (IAB-DF) e Pedro Grilo, do Conselho de Arquitetura do DF (CAU), os conselheiros aprovaram o projeto arquitetônico, elaborado pelo arquiteto Gustavo Penna. “O projeto é lindíssimo, é importantíssimo para a cidade, ressaltamos somente a questão da conectividade urbana”, afirmou Pedro Grillo.

“Temos a intenção de trazer um novo uso para este túnel, trazendo vida e ações culturais para este local, que estava completamente degradado até assumirmos o prédio” explicou a arquiteta Fernanda Meirelles, da equipe do Sesi/Senai.

Antes de ser submetido ao Conplan, o projeto passou pela aprovação dos técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Cultura e Economia Criativa (Secec) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A inauguração do espaço está prevista para 21 de abril de 2022. De acordo com a programação, haverá uma grande reforma interna nas instalações e recuperação das estruturas. O projeto prevê a criação de um café na varanda superior, conforme propôs Lucio Costa no Relatório do Plano Piloto.

No argumento do processo encaminhado à Seduh, a seleção do Touring para abrigar o espaço interativo foi baseada em fatores como a importância histórica e arquitetônica do prédio tombado, que faz parte do Conjunto Cultural de Brasília composto pelo Teatro Nacional, a Catedral de Brasília, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional. A localização central facilita o fluxo de visitantes.

Repaginação

O Conplan aprovou também o projeto de requalificação dos espaços públicos do Setor Cultural Sul, elaborado pelos técnicos da Seduh, situados entre o Touring e a Biblioteca Nacional. As obras serão custeadas pelo Sesi/Senai, dentro do Programa Adote Uma Praça. Estão previstas alterações no sistema viário, com foco na ligação entre o Eixo Monumental e a Via S2, criando áreas de pedestres entre o Touring e a Biblioteca Nacional. Ainda, a criação de 274 vagas para carros, ônibus escolares, paraciclos e bicicletas, além de paisagismo e mobiliário urbano.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação