Feriado

Confira o que abre e fecha no DF a partir desta sexta-feira

Com transferência do ponto facultativo, alguns serviços já têm atendimento diferenciado

Correio Braziliense
postado em 30/10/2020 11:00 / atualizado em 30/10/2020 11:01
Alguns serviços não funcionarão durante os dois dias de feriado; Confira -  (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press - 14/4/15)
Alguns serviços não funcionarão durante os dois dias de feriado; Confira - (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press - 14/4/15)

Na próxima segunda-feira (2/11), os órgãos e serviços públicos, assim como o comércio, vão funcionar de modo diferenciado. Contudo, já há mudanças a partir desta sexta-feira (30/10), por causa da transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor, que foi na última quarta-feira (28/10).

Cemitérios

Na próxima segunda, os cemitérios vão funcionar em horário ampliado para reduzir aglomerações: das 7h às 19h.

Comércio

As lojas de shoppings poderão funcionar normalmente das 10h às 22h nesta sexta e na segunda-feira. O comércio de rua também poderá abrir. 

Lazer

Os brasilienses terão mais um dia para aproveitar o Eixão do Lazer e a W3 Sul, pois as avenidas serão interditadas para os veículos no domingo (1º/11) e também na segunda.

O Zoológico de Brasília também vai abrir nesta sexta das 9h às 17h, assim como no dia do feriado. A lotação máxima é de 1,5 mil pessoas.

A Torre de TV também estará aberta normalmente à visitação entre esta sexta e domingo. O mirante estará liberado das 12h às 18h. Na segunda-feira, o ponto turístico não abre.

O Planetário é mais uma opção de lazer, que vai funcionar entre sexta e segunda, das 9h às 17h. O uso de máscara é obrigatório no local.

Os museus, que foram autorizados a reabrir em meio à flexibilização das medidas de isolamento social, também vão funcionar em horários específicos. Confira:

  • Museu Nacional da República: 10 às 16h (sexta, sábado e domingo)
  • Museu Vivo da Memória Candanga: 10 às 16h (sábado, domingo e segunda)
  • Memorial dos Povos Indígenas: 09 às 15h (sábado, domingo e segunda)
  • Centro Cultural Três Poderes: 09 às 15h (sábado, domingo e segunda)

Saúde

As Farmácias de Alto Custo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os ambulatórios dos hospitais terão os atendimentos interrompidos até a próxima terça-feira (3/11). O mesmo ocorre com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD. Apenas os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, terão atendimento 24h mantido.

As emergências dos hospitais regionais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguem funcionando 24h sem interrupção.

Segurança

As delegacias vão funcionar em esquema de plantão 24h por dia, à exceção da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte), que vai abrir das 9h às 19h. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis.

Quanto à Polícia Militar, não haverá mudanças no policiamento. Já o Corpo de Bombeiros vai cumprir expediente em regime de escalas de 24h. A Defesa Civil também estará de plantão e atenderá as emergências pelo telefone 199.

Transporte

Os ônibus vão circular com tabela de dia útil nesta sexta. Apenas na segunda-feira haverá mudança: o transporte vai seguir a tabela de domingo. Para consultar os horários das linhas, basta conferir o site DF no Ponto.

O metrô também vai seguir a tabela de horários normais até domingo. Na sexta e no sábado opera das 5h30 às 23h30. No domingo, das 7h às 19h. Apenas na segunda-feira haverá mudança, e os trens vão circular  das 7h às 19h.

Detran

Os atendimentos no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foram interrompidos desta sexta-feira até a segunda.

DER

No Departamento de Estradas e Rodagem (DER), não haverá expediente presencial no setor de Multas e Penalidades na sede do órgão nesta sexta e na segunda.

Bancos

As agências bancárias do BRB vão abrir nesta sexta e só fecham no feriado de Finados.

Hemocentro

Em virtude do ponto facultativo, o Hemocentro vai funcionar em horário diferente nesta sexta: das 7h às 12h e das 14h às 18h. A Linha Vermelha não sairá da Rodoviária do Plano Piloto às 12h30 e às 13h30, nem vai retornar ao terminal às 13h. No sábado, o atendimento é normal: das 7h às 18h. Na segunda, o Hemocentro ficará fechado.

Na Hora

O Na Hora também vai interromper os serviços a partir desta sexta. Os atendimentos só serão retomados na terça-feira (3/11).

Agência do Trabalhador

O expediente nas agências do trabalhador será retomado apenas na próxima terça-feira (3/11).

DF Legal

O DF Legal também ficará fechado entre sexta e segunda-feira.

Restaurantes Comunitários

Os restaurantes comunitários, que passaram a distribuir marmitas à população durante o período de pandemia do novo coronavírus, vão funcionar normalmente nesta sexta-feira (30/10) e sábado (31/10). As quentinhas são servidas das 11h às 14h. Contudo, as 14 unidades estarão fechadas na segunda-feira (2/11).

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) não vão suspender o funcionamento, e seguem abertas tanto nesta sexta quando na próxima segunda-feira.

Parques ecológicos

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), os parque ecológicos vão abrir normalmente.

  • Parque Recreativo do Gama

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Distrital das Copaíbas

Aberto todos os dias das 8h às 18h

  • Monumento Natural Dom Bosco

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  •  Parque Ecológico do Paranoá

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Ecológico Sucupira

Aberto todos os dias das 6h às 20h

  • Parque Ecológico do Lago Norte

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Ecológico da Asa Sul

Aberto todos os dias das 6h às 20h

  • Parque Ecológico Olhos d'água

Aberto todos os dias; portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h

  • Parque Ecológico Ezechias Heringer

Aberto todos os dias das 6h às 22h

  • Parque Ecológico de Águas Claras

Aberto todos os dias das 5h às 22h

  • Parque Ecológico do Riacho Fundo

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Ecológico Areal

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Ecológico Veredinha

Aberto todos os dias das 6h às 22h

  • Parque Ecológico Cortado

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Ecológico Três Meninas

Aberto todos os dias das 7h às 18h

  • Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul

Aberto todos os dias das 6h às 18h

  • Parque Ecológico Península Sul

Aberto todos os dias das 6h às 22h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação