Retorno

José Gomes reassume como deputado distrital na Câmara Legislativa

Ministro Dias Toffoli concedeu liminar para cessar o cumprimento de decisão do TSE, que cassou mandato do parlamentar

Bárbara Fragoso
postado em 30/10/2020 17:52
O deputado voltou à Câmara por decisão do STF -  (crédito:  Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
O deputado voltou à Câmara por decisão do STF - (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Duas semanas depois de perder o mandato, o deputado distrital José Gomes (PSB) retornou ao cargo nesta sexta-feira (30/10), em decorrência de uma liminar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a cassação do referido mandato. No feriado do Dia do Servidor, a posse formal na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) contou com a presença do presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), do vice-presidente da Casa, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), e dos distritais Delegado Fernando Fernandes (Pros) e Hermeto (MDB).

O parlamentar José Gomes destacou novamente inocência diante das acusações de abuso do poder econômico nas eleições de 2018. “A gente está aqui novamente. Nunca desacreditamos e sabemos que não fizemos nada errado. Estou aqui para continuar trabalhando com o povo e para o povo. Quero agradecer a presença de todos. Com fé em Deus, vamos continuar aqui fazendo um bom trabalho como a gente sempre fez, com muita dignidade, vontade de mudar e trabalhar para a população do Distrito Federal”, ressaltou.

“Hoje, eu fico muito feliz com as pessoas que me colocaram aqui, que votaram em mim e que estão felizes porque tem sido respeitados os seus votos. Uma coisa que eu acho muito importante também é a justiça sendo feita”, indicou.

Sobre o fato de o partido ter se posicionado a favor da deputada distrital Luzia de Paula (PSB), ele disse não poder responder. "Qualquer opinião sobre isso, eles têm que se manifestar. O que posso falar é que estou pronto para trabalhar e para cumprir o meu mandato como já vinha fazendo".

Questionado se pretende continuar no partido, ele respondeu: "Estou analisando essa decisão. Hoje, estou no partido e quero continuar com o nosso mandato e trabalhando com o que a gente veio fazer aqui."

Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa, afirmou que a Casa cumpre as determinações judiciais e a legislação. “Mesmo a Câmara estando em um dia em que se comemora o Dia do Servidor Público, nós fizemos questão de tornar a decisão do Supremo Tribunal Federal imediata, empossando novamente o deputado José Gomes. E, da mesma forma, qualquer decisão judicial que chegar a esta Casa, nós vamos cumprir de forma imediata”, ressaltou.

Em frente à Câmara Legislativa, apoiadores do deputado José Gomes comemoraram a volta do parlamentar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação