Justiça

Vídeo: 1.693 presos deixam Complexo da Papuda para saidão de Finados

Os detentos desembarcaram na Rodoviária do Plano Piloto na manhã desta sexta-feira (30/10) e precisarão se apresentar novamente ao complexo prisional até as 10h da manhã de quarta-feira (4/10)

Darcianne Diogo
postado em 30/10/2020 18:20 / atualizado em 30/10/2020 18:21
Suspenso nos últimos meses por causa da pandemia, saidão voltou a fazer parte do calendário  dos presos -  (crédito: Material obtido pelo Correio)
Suspenso nos últimos meses por causa da pandemia, saidão voltou a fazer parte do calendário dos presos - (crédito: Material obtido pelo Correio)

Mais de 1,6 mil presos lotados no Complexo Penitenciário da Papuda e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), foram beneficiados com o saidão de Finados, benefício concedido pela juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury, aos detentos que cumprem pena no regime semiaberto. Vídeo obtido pelo Correio mostra o momento em que os ônibus, supervisionados por viaturas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), chegam ao local.

Os presos desembarcaram na Rodoviária do Plano Piloto na manhã desta sexta-feira (30/10) e precisarão se apresentar novamente ao complexo prisional até às 10h da manhã de quarta-feira (4/10). De acordo com a Seape, foram liberados 1.693 presidiários. Tiveram direito ao benefício os presos das seis unidades prisionais, exceto no Centro de Detenção Provisória 2 (CDP 2), pois o complexo é destinado aos internos recém-chegados da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) que cumprem quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Com base no calendário da VEP, o próximo saidão está previsto para ocorrer de 17 a 24 de novembro. A Justiça manteve a suspensão dos benefícios externos dos presos como uma das medidas para retardar ou minimizar a propagação da covid-19 no sistema prisional. Nos últimos cinco meses, houve bloqueio de visitas, colocação de novos presos em quarentena e manutenção do regime semiaberto com benefícios externos implementados em isolamento. Houve, ainda, a separação de detentos idosos, gestantes e lactantes de outros internos.

 

Crime

Na manhã desta sexta-feira (30/10), um homem foi morto a tiros na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), próximo à churrascaria Buffalo Bio. Segundo as investigações, a vítima transportava o irmão e um outro ocupante. Os dois tinham acabado de sair do cárcere, o CPP, para o saidão de Finados

O motorista foi atingido pelos disparos e morreu no local. Um dos detentos, de 34 anos, foi internado em estado grave no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), após ser lesionado na cabeça, no tórax e no braço. A 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) investiga o caso. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação