Parte do processo licitatório de aquisição e manutenção de extintores de incêndio destinado a 60 órgãos do Governo do Distrito Federal já foi concluído. O pregão com a ata de preço foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, pela Secretaria de Economia, nesta quinta-feira (29/10), com validade de 12 meses.
Agora, os órgãos podem elaborar as solicitações de compra, com o valor ofertado pela empresa contemplada no pregão. A Secretaria de Saúde está entre as pastas que vão adquirir o equipamento de proteção para contemplar as unidades de saúde que estão em falta. Até o momento, cerca de 760 extintores foram substituídos e 199 recargas foram feitas nas unidades de saúde do DF.
Em março deste ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) determinou à Secretaria de Saúde a troca e manutenção dos extintores de incêndio. A ação foi dada em resposta a uma recomendação, feita pela promotoria de Justiça, em abril de 2019. À época, o órgão deu prazo de 60 dias para que a pasta regularizasse todos os equipamentos de proteção preventiva das unidades de saúde.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal chegou a fazer uma vistoria nos meses de setembro e novembro do ano passado, e alertou para os riscos à vida e à integridade física dos servidores, pacientes e visitantes.
A Secretaria de Economia esclareceu que a pasta da Saúde tem autonomia para fazer os próprios procedimentos licitatórios, mas optou por participar do registro de preços para adquirir o equipamento no valor mais baixo. Cada órgão tem disponível o quantitativo que solicitou quando respondeu ao plano de suprimentos que precedeu o pregão.
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