Prevenção

GDF inicia processo para aquisição e manutenção de extintores

Pregão de licitação para a compra dos equipamentos de proteção contra incêndio foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, desta quinta-feira (29/10)

Correio Braziliense
postado em 30/10/2020 18:38 / atualizado em 30/10/2020 18:38
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Parte do processo licitatório de aquisição e manutenção de extintores de incêndio destinado a 60 órgãos do Governo do Distrito Federal já foi concluído. O pregão com a ata de preço foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, pela Secretaria de Economia, nesta quinta-feira (29/10), com validade de 12 meses.

Agora, os órgãos podem elaborar as solicitações de compra, com o valor ofertado pela empresa contemplada no pregão. A Secretaria de Saúde está entre as pastas que vão adquirir o equipamento de proteção para contemplar as unidades de saúde que estão em falta. Até o momento, cerca de 760 extintores foram substituídos e 199 recargas foram feitas nas unidades de saúde do DF.

Em março deste ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) determinou à Secretaria de Saúde a troca e manutenção dos extintores de incêndio. A ação foi dada em resposta a uma recomendação, feita pela promotoria de Justiça, em abril de 2019. À época, o órgão deu prazo de 60 dias para que a pasta regularizasse todos os equipamentos de proteção preventiva das unidades de saúde.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal chegou a fazer uma vistoria nos meses de setembro e novembro do ano passado, e alertou para os riscos à vida e à integridade física dos servidores, pacientes e visitantes.

A Secretaria de Economia esclareceu que a pasta da Saúde tem autonomia para fazer os próprios procedimentos licitatórios, mas optou por participar do registro de preços para adquirir o equipamento no valor mais baixo. Cada órgão tem disponível o quantitativo que solicitou quando respondeu ao plano de suprimentos que precedeu o pregão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação