SAÚDE

Bebê do DF passa por cirurgia no coração depois de quatro meses de espera

Maria Joana Dias dos Santos, 8 meses, tem síndrome de Down e cardiopatias congênitas. Ela não podia fazer o procedimento médico por falta de insumos

Thais Umbelino
postado em 31/10/2020 00:25
 (crédito: Material cedido ao Correio )
(crédito: Material cedido ao Correio )

A bebê de oito meses Maria Joana Dias dos Santos, realizou nesta sexta-feira (30/10) cirurgia no coração, depois de quatro meses de espera no Hospital da Criança. Ela tem síndrome de Down e cardiopatias congênitas. Os pais da guerreira lutam desde setembro para conseguir autorização para operá-la. 


"Essas 48 horas pós-cirurgia são muito difíceis, mas até o momento ela está bem. Agora é orar para Deus para que continue dando tudo certo", declarou a mãe da bebê, Gisele Dias. "Meu sentimento agora é de agradecimento a Deus e a dr. Janaína que incansavelmente correu atrás da Justiça para que se cumprisse a ordem judicial, e a dona Karoline Moreira que entrou nessa luta com a gente", acrescentou a mãe. 

O caso da pequena foi parar na Justiça. Em 27 de outubro o juiz Henaldo Silva Moreira, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do DF, determinou que Maria Joana Dias fosse operada. Foram intimados o Secretário de Saúde, a Central de Regulação de Internação Hospitalar, a Central de Cirurgias Eletivas da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Judicialização a comprovarem o cumprimento da tutela de urgência, sob pena de multa de R$ 4 mil por dia de atraso.

Caso

A bebê chegou a ficar internada durante um mês no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), com o uso de ventilação mecânica. No local, acabou sendo infectada pela covid-19. Desempregados, os pais dela, moradores do Jardim Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, lutam diariamente para garantir a sobrevivência da menina.

“A Maria Joana teve três paradas cardíacas e precisou fazer traqueostomia no dia 24 de setembro. Estamos correndo contra o tempo, pois ela deveria ter feito essa cirurgia antes dos seis meses de vida. Estou entrando em desespero. É horrível ver a minha filha no leito de hospital, sem poder ao menos pegá-la no colo. Não quero que aconteça o pior e que os médicos me falem que os dias dela estão contados”, desabafou Gisele Dias, mãe da criança.

À época, a mãe informou que o ICDF não podia fazer o procedimento médico na bebê por falta de insumos. “Há poucos dias precisei ir à farmácia comprar alguns remédios, porque não tinha no hospital”, contou. Antes desse período, Maria Joana ficou internada durante quatro meses no Hospital da Criança.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação