Meio Ambiente

Onça resgatada de incêndio no Pantanal recebe alta médica

Ousado foi resgatado em setembro e estava recebendo tratamento no Entorno do Distrito Federal para as patas queimadas, devido aos incêndios no Pantanal

Ousado, uma onça resgatada dos incêndios florestais no Pantanal, recebeu alta médica na segunda-feira (12/10). Ele se recuperava na Nex no Extinction, um criadouro científico para fins de conservação que funciona em Corumbá (GO), no Entorno do Distrito Federal, desde 13 de setembro.

O animal ainda está na Nex, aguardando os órgãos competentes - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Centro de Triagem de Mato Grosso, Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e a Marinha do Brasil - buscarem o animal e devolvê-lo ao Pantanal, quando for possível.

De acordo com a coordenadora de projetos e atividades, Daniela Gianni, quando buscarem Ousado, ele será sedado uma última vez para colocar um GPS de monitoramento no bicho. “Para acompanharmos ele por um ano e termos a certeza de que ele ficará bem”, explica a coordenadora.

Ousado chegou à instituição com 70 kg e passou pelos tratamentos de ozônioterapia e laserterapia. O animal era figura conhecida no Pantanal, e recebeu o nome porque sempre se exibia para os turistas. A aplicação de ozônio, laser, além de pomadas homeopáticas ajudaram o bicho a recuperar a pele queimada das patas.

A organização também cuida, atualmente, de Amanaci, que chegou ao local em 21 de agosto. O tratamento dela é mais delicado e ainda deve demorar pelo menos um mês até receber alta. O tratamento com células-tronco foi finalizado - há um limite máximo de aplicações que fazem efeito. A equipe de voluntários decide, agora, se começarão a laserterapia e a ozônioterapia ou se seguirão com outro tratamento.