OBITUÁRIO

Morre, aos 83 anos, o advogado trabalhista Heraldo de Albuquerque

Heraldo morreu em decorrência de complicações causadas por um enfisema pulmonar, doença que tratava há anos

Caroline Cintra
postado em 02/11/2020 16:52 / atualizado em 02/11/2020 16:58
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Morreu, na noite do último domingo (1º/11), aos 83 anos, o advogado trabalhista Heraldo Amaral de Albuquerque. Ele faleceu em casa, no Lago Norte, em decorrência de complicações causadas por um enfisema pulmonar, que enfrentava há anos. Devido à idade, a enfermidade agravou-se e, após vários períodos internado, decidiu tratar-se em casa, próximo à família.

Nascido em Pernambuco, Heraldo chegou a Brasília em 1970. Veio para acompanhar a mulher, Helena Borges de Albuquerque, 82, chamada para ocupar um cargo público. Ao chegar à capital, ele começou a estudar direito e entrou em uma das primeiras turmas do curso no UniCeub.

Apaixonado pela área trabalhista, dedicou-se à profissão até os últimos dias de vida. Embora não atuasse mais diariamente, devido à idade e problemas de saúde, ele se mantinha atualizado e ajudava o filho, que decidiu seguir a mesma profissão.

“Ele era gente boa. Era uma pessoa que entrava num lugar sem conhecer ninguém e saia de lá como se fosse amigo de longa data. Gostava de conversar mesmo sem conhecer as pessoas, falava com todo mundo, dos mais humildes aos juízes com que tinha contato”, disse o neto de Heraldo, o professor de sociologia Alexandre de Albuquerque Brito, 31 anos.

Alexandre destacou que o avô era apaixonado pela profissão e gostava de pegar causas de pessoas com baixa condição financeira. “Ele tinha interesse em proteger quem não tinha renda e não tinha condição de se defender. Ele nunca largou a profissão. Era, realmente, apaixonado pelo o que fazia”, afirmou o neto do advogado.

Casado há 57 anos, o advogado deixa a mulher, dois filhos, quatro netos e uma bisneta. Data, horário e local do velório ainda não foram definidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação