Os brasilienses devem se preparar para uma semana com pancadas de chuva e rajadas de vento. Nesta terça-feira (3/11), às 12h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas com grau de perigo potencial. O aviso vale até as 11h desta quarta-feira (4/11). A previsão, no entanto, é de que as precipitações atinjam o DF, pelo menos, até sábado (7/11).
Nesta terça-feira, em decorrência da chuva, houve registro de quedas de árvores em sete pontos da capital, mas, felizmente, todas sem vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. Três das ocorrências foram registradas em Sobradinho, uma na Vila Planalto, uma no Noroeste, uma em Águas Claras e outra em Samambaia.
Em Sobradinho, a árvore caiu por cima de uma casa no Condomínio RK e chegou a atingir dois veículos e um poste de energia da rua. No Cruzeiro, o problema foi na Feira Permanente da região. Feirantes registraram o momento em que a água da chuva escorre pelo teto e pelas lâmpadas.
Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), nesta terça-feira, houve um total de 283 chamados de falta de energia. "Os chamados são atendidos por ordem de registro, considerando-se os casos emergenciais e prioritários. Para maior agilidade no atendimento, sugerimos aos clientes sem energia que registrem seus chamados por meio do nosso aplicativo para smartphones CEB Distribuição, disponível gratuitamente nas lojas virtuais", orientou a companhia.
Temperatura
Durante o dia, os termômetros marcaram 17ºC (mínima) e 25ºC (máxima). Para quarta-feira, a temperatura mínima deve ficar em 16°C e 28°C, e a umidade relativa do ar entre 40% e 95%.
O Inmet, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Defesa Civil alertam para os cuidados que devem ser tomados nesses períodos de chuva. Entre eles estão: não se abrigar e não estacionar o carro embaixo de árvores ou placas de publicidade; não segurar objetos metálicos longos; e não permanecer na água e em lugares descampados.
Além disso, é importante manter distância de segurança no trânsito, evitar freadas bruscas e sempre usar a seta. Em caso de alagamento, o recomendado é abandonar o veículo assim que a água alcançar o batente do carro.
*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.