Setor Comercial Sul

Brasília pode ganhar rua com comércio 24 horas; GDF analisa proposta

GDF analisa proposta de comércio sem interrupção de horário no local, que abrigaria bares, restaurantes, casas noturnas e ambulantes

Darcianne Diogo
postado em 04/11/2020 06:00
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Com o objetivo de fomentar o comércio, gerar emprego e aumentar a renda dos vendedores ambulantes, um projeto de iniciativa da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) prevê a implementação de uma rua com funcionamento do comércio 24 horas no Setor Comercial Sul (SCS). A iniciativa, que conta com o apoio do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do DF (Sindvam), está em discussão com o Governo do Distrito Federal (GDF) e, em breve, uma audiência pública será promovida para debater o tema.

A proposta é de que os stands sejam instalados a partir do Shopping Pátio Brasil até a Galeria dos Estados. A Quadra 5 do SCS dará lugar a um polo de gastronomia, com casas noturnas, restaurantes e bares, explicou o presidente da ACDF, Fernando Brites. A ideia é de que a rua 24 horas funcione de domingo a domingo.

Os trabalhadores ambulantes formalizados serão a peça chave para o começo do negócio, pois serão eles que ficarão responsáveis pelas barracas de vendas. A vice-presidente do Sindvamb, Cristiane Mendes, elogiou a proposta. “Esse projeto é uma forma da nossa categoria conseguir receber amparo para que se desenvolva um bom trabalho”.

Impasse

Em 4 de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentou minuta de Projeto de Lei Complementar (PLC) que altera as normas de ocupação do Setor Comercial Sul e permite uso residencial em imóveis da região. Contudo, segundo o presidente da ACDF, esse projeto atrapalha o desenrolar da rua 24 horas. “Queremos que o local nos orgulhe pelo alto padrão e tecnologia. O projeto residencial pode ser feito em outra área”, pontuou.

Em nota, a Seduh informou que o projeto da rua 24 horas está sendo discutido no âmbito do Programa Viva Centro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação