Ensino Domiciliar

Comissão da CLDF aprova projeto sobre ensino em casa

Agora, matéria de iniciativa do deputado João Cardoso (Avante) está apta para votação em plenário

Correio Braziliense
postado em 04/11/2020 09:53 / atualizado em 04/11/2020 09:54
O projeto já foi aprovado em duas comissões e propõe que o ensino seja feito em casa -
O projeto já foi aprovado em duas comissões e propõe que o ensino seja feito em casa -

Nesta terça-feira (3/11), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o projeto de lei nº 356/2019, que estabelece as diretrizes para o ensino domiciliar na capital federal. A iniciativa do deputado João Cardoso (Avante) foi apensada a mais duas outras matérias sobre o tema que tramitam em conjunto na Casa.

Segundo a proposta, pais e responsáveis se encarregariam da educação dos estudantes em casa enquanto o Governo do Distrito Federal, através da rede pública de ensino, aplicaria provas para fiscalizar a eficiência do método. Caso os resultados sejam ruins, pode ocorrer a suspensão do regime.

Defensores da proposição argumentam que, além de não acarretar baixo desempenho escolar ou prejudicar a socialização de crianças e adolescentes, a modalidade desafogaria a rede pública e poderia representar uma economia do GDF com educação.

Já os que são contrários afirmam que não há como garantir a continuidade dos processos de aprendizagem sem perda educacional e que a falta de convivência com pluralidade de ideias e indivíduos proporcionada pelas escolas afeta seriamente o desenvolvimento dos alunos. Eles também acreditam que o regime poderia ampliar a desigualdade educacional atual.

Além da CEOF, a proposição já foi votada pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Educação Saúde e Cultura. Aprovada com unanimidade entre os parlamentares presentes, Agaciel Maia (PR), Jaqueline Silva (PTB), José Gomes (PSB) e Júlia Lucy (Novo), a matéria segue em tramitação até o Plenário.

*Com informações da CLDF 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação