Segurança pública

Forças de segurança do DF fazem 5 mil abordagens em três meses

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal promoveu, em parceria com outros órgãos, diversas medidas durante os últimas três meses por meio da Operação Quinto Mandamento. Objetivo é reduzir crimes violentos letais e intencionais

Correio Braziliense
postado em 04/11/2020 21:23 / atualizado em 04/11/2020 21:25
Vinte e seis regiões do DF receberam a operação -  (crédito: SSPDF/Divulgação)
Vinte e seis regiões do DF receberam a operação - (crédito: SSPDF/Divulgação)

O Governo do Distrito Federal (GDF) e as forças de segurança fizeram mais de 5 mil abordagens nos últimos três meses. As ações fazem parte da Operação Quinto Mandamento, feita aos fins de semana, com objetivo de reduzir crimes violentos letais e intencionais. Vinte e seis regiões administrativas foram foco das forças de segurança.

Participam das ações a Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres, apesar de o objetivo ser preservar vidas, a operação também resulta em apreensão de drogas e armas, além do cumprimento de mandados de prisão, contribuindo para redução de crimes como roubos e furtos. Segundo a pasta, outubro registrou o menor número de homicídios em 21 anos

Cerca de 2.097 profissionais de segurança atuaram durante os últimos três meses, e 706 viaturas foram utilizadas na operação. Foram feitas 5.252 abordagens e 615 veículos foram averiguados. Para o delegado Júlio Danilo, secretário executivo de Segurança Pública, o trabalho complementar ao policial, como a checagem de documentação de pessoas, estabelecimentos e veículos, é importante para verificar se a documentação está em dia e se há mandados de prisão expedidos contra o titular.

*Com informações da Secretaria de Segurança do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação