Sistemas

Sites do GDF ficam fora do ar após tentativa de ataque por hackers

A tentativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (5/11). A Subsecretaria de Tecnologia (Sutic) da Secretaria de Economia estava em alerta máximo em razão de outras suspeitas de ataques em órgãos da Justiça e do Governo Federal, segundo o Executivo local

Correio Braziliense
postado em 05/11/2020 14:12 / atualizado em 05/11/2020 16:01
Os servidores saíram do ar por volta das 10h desta quinta-feira e não há previsão de retorno  -
Os servidores saíram do ar por volta das 10h desta quinta-feira e não há previsão de retorno -

Todos os sites do Governo do Distrito Federal estão fora do ar nesta quinta-feira (5/11). A Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC) identificou uma tentativa de ataque de hackers aos sistemas do Governo do DF. Segundo a pasta, os servidores ficaram indisponíveis por volta das 10h e não há previsão de retorno.

“Frente às suspeitas de ataques em órgãos da Justiça e do Governo Federal, a Subsecretaria de Tecnologia (Sutic) da pasta já estava em alerta máximo para possíveis tentativas e já trabalhava para resolver o problema”, informou a SEEC em nota.

A secretaria diz que a Sutic atua juntamente com Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para verificar esta questão. Além disso, os técnicos constataram que não houve sequestros de dados. Neste momento, a pasta segue a adotar protocolos de segurança para impedir a continuidade de ataques e reestabelecer o ambiente.

STJ

Na última quarta-feira (4/11), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acionou a Polícia Federal (PF) para investigar um suposto ataque cibernético ocorrido no dia anterior. O sistema do tribunal está inacessível desde às 15h de terça-feira (3/11) e técnicos do STJ avaliaram possíveis danos. Julgamentos foram afetados e todas as sessões foram suspensas.

O tribunal recomendou a todos os ministros e servidores da casa não utilizarem qualquer computador que esteja ligado a algum dos sistemas informatizados do STJ, ao menos até que possa ser atestada a segurança das conexões.

A queda nas transmissões ao vivo provocou o adiamento de diferentes casos rumorosos. A análise de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá (SC), por exemplo, teve de ser prorrogada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação