Trânsito

Ciclistas fazem homenagem a colegas que morreram nas vias do DF

Cerca de 100 pessoas se reuniram na Praça do Palácio do Buriti para também fazer pedidos de mais segurança nas ruas

Samara Schwingel
postado em 05/11/2020 14:41
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Na tarde desta quinta-feira (5/11), ciclistas do Distrito Federal se reuniram na Praça do Buriti para homenagear colegas mortos nas vias da capital federal este ano e pedir por mais segurança nas ruas. De acordo com os organizadores, cerca de 100 pessoas compareceram ao ato.

Em frente ao Buriti, os manifestantes colocaram 12 cruzes com os nomes das pessoas que perderam a vida este ano. Os 12 homenageados foram: Edson M. Farias, Ilda Barbosa, Eduardo Carvalho, Renato dos Santos, Jailson B. de Oliveira, Francisco de Sales, Ricardo C. Aragão, Rodrigo R. Da Silva,Antônio Silva, Vitor Pullig, Anísio de Souza e Francisco Lourenço Filho.

Apesar da homenagem, a contagem oficial do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) contabilizou sete mortes de ciclistas até setembro.

Segundo Eduardo Guimarães, um dos organizadores do evento, os ciclistas organizaram um manifesto com reivindicações a serem entregues para as autoridades. “Todo ano passamos por isso e, dessa vez, esperamos ser ouvidos.”

Após o ato na Praça do Buriti, os ciclistas seguiram para o Hospital São Mateus, no Cruzeiro, a fim de fixarem um bicicleta em homenagem a Cláudio Mariano, ciclista atropelado na região em 2017.

Diálogo


Durante o ato, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casemiro, e o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, foram ao encontro dos manifestantes.

Segundo o secretário, a pasta tem interesse em ouvir as reivindicações dos ciclistas e trabalha para melhorar a segurança da categoria. “Sabemos que a cidade ainda tem muito o que melhorar neste sentindo”, afirmou.

O diretor-geral do Detran disse que também é ciclista e que entende a indignação dos manifestantes. “Defendo a máxima de que, no trânsito, o maior precisa defender o menor. Isso precisa ser ensinado nas autoescolas e no dia a dia por meio da aplicação de multas de correção”, considerou Zélio Maia.

As autoridades realizaram uma reunião com uma comissão de cerca de seis representantes da categoria para debater possíveis medidas para melhora da segurança dos ciclistas no trânsito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação