INCLUSÃO SOCIAL

População em situação de rua será capacitada com cursos profissionalizantes

A iniciativa acontece no Alojamento Provisório do Abadião, em Ceilândia, que, atualmente, atende a 178 pessoas em situação de rua. Serão ofertados cursos na área de elétrica, informática e barbearia

Correio Braziliense
postado em 05/11/2020 18:09
 (crédito: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília)
(crédito: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Sou Brasileiro (Soubras), vai oferecer cursos profissionalizantes para a população em situação de rua que está no Alojamento Provisório do Abadião, em Ceilândia. A ação faz parte do projeto Um Novo Caminho. Serão disponibilizadas 200 vagas em turmas pela manhã e pela noite.

O objetivo do projeto é capacitar esses cidadãos para o mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são de segurança eletrônica básica, barbeiro, informática básica, eletricista e reparos em eletrodomésticos. Cada um terá duração total de 20 dias.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados profissionalizantes. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, a ideia do projeto é buscar o desenvolvimento no mercado de trabalho e na vida pessoal do participante. “É uma forma de fomentar a formalização de novos microempreendedores individuais ou cooperativas”, completa.

Além dos cursos, os alunos participarão de palestras sobre relações interpessoais no trabalho, saúde e segurança no trabalho, emancipação e autonomia, entre outras. A previsão da secretaria é que o projeto chegue mês que vem ao Alojamento Provisório do Autódromo Nelson Piquet, no Plano Piloto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação