Operação

Polícia Civil desarticula grupo de grileiros em Planaltina

Organização criminosa era responsável pelo parcelamento ilegal de um bairro todo em Planaltina. A polícia obteve ordem judicial de bloqueio de mais de R$100 milhões de bens para reparação dos danos

Correio Braziliense
postado em 06/11/2020 13:55
 (crédito: Divulgação/PCDF )
(crédito: Divulgação/PCDF )

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta sexta-feira (6/11), a Operação Sálvia, que desarticulou um grupo criminoso responsável pela grilagem de todo um bairro em Planaltina. Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo 18 veículos apreendidos, incluindo ônibus e um caminhão, além do bloqueio judicial de bens móveis, imóveis e ativos financeiros em até R$ 111 milhões, valor estimado pelos peritos referente ao dano ambiental praticado na região.

A organização criminosa era composta por seis integrantes, quase todos familiares. Eles devastaram a vegetação nativa da antiga Fazenda Sálvia, abriram ruas e quadras e lotearam o terreno onde hoje é estabelecido o Bairro Nova Petrópolis.

A investigação constatou que o grupo estava vendendo novos lotes e abrindo novas quadras. A área, atualmente pertencente ao GDF, estava cedida à líder da organização para cuidar da posse e evitar invasões. No entanto, ela e familiares, passaram a cometer os crimes, afirmando aos populares que seriam os legítimos proprietários da fazenda. 

O dinheiro das vendas era destinado à compra de bens em nome de laranjas, caracterizando o delito de lavagem de capitais.

A investigação 

A 16ª DP (Planaltina) esteve à frente da operação e contou com apoio da 13ª DP (Sobradinho) e 31ª DP (Planaltina). A investigação durou dois anos. No período, foram feitas diversas perícias no local e diligências investigativas. A denúncia, fundamentada no inquérito policial, foi recebida pelo Poder Judiciário e os investigados agora são réus, acusados pela prática dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, dano ambiental, parcelamento irregular do solo e estelionato.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação