TEMPO

Halo Solar impressiona moradores do Distrito Federal; entenda fenômeno

O fenômeno natural começou às 8h, deste sábado (7/11) e pode durar até a tarde

Correio Braziliense
postado em 07/11/2020 13:36 / atualizado em 07/11/2020 13:38
O fenômeno natural conhecido como halo solar ocorre quando os raios atingem cristais de gelos nas nuvens e são refletidos.  -  (crédito: Adriana Bernardes/CB/D.A Press)
O fenômeno natural conhecido como halo solar ocorre quando os raios atingem cristais de gelos nas nuvens e são refletidos. - (crédito: Adriana Bernardes/CB/D.A Press)

Os moradores da capital federal foram surpreendidos com um céu diferente na tarde deste sábado (7/11), com um arco colorido em volta do sol. O fenômeno natural conhecido como Halo Solar ocorre quando os raios atingem cristais de gelos nas nuvens e são refletidos.

Segundo o professor de ciência naturais, com especialização em astronomia e mestrado em ensino de ciência, Adriano Leonês, a ocorrência teve início às 8h e não há previsão de quando vai acabar. “É um fenômeno completamente aleatório e normalmente dura pouco tempo. Em 2017, quando ocorreu no DF, durou cerca de seis horas, mas não dá para precisar”, explicou.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo o tipo de nuvem influencia diretamente com o efeito de arco-íris, visto a olho nu. “Essa condição tem relação com o tipo de formação das nuvens. Quando elas estão altas são formadas por cristais de gelo e não por gotículas de água”, explica.

Com a incidência solar nessas partículas de gelo acontece a dispersão da luz, que é algo semelhante com as partículas de água que provocam o arco-íris. O formato circular tem relação com a incidência da luz vir de um ponto único, que é sol.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação