Segurança náutica

Polícia Militar adquire três lanchas para segurança no Lago Paranoá

Investimento é de R$ 630 mil. Veículos também serão usados para reforçar a segurança nos afluentes do lago

Correio Braziliense
postado em 08/11/2020 13:03
 (crédito: Divulgação / BPMA-DF)
(crédito: Divulgação / BPMA-DF)

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) adquiriu três novas lanchas para auxiliar a Marinha do Brasil na fiscalização do Lago Paranoá e afluentes. As três embarcações custaram R$ 630 mil e, a partir de janeiro, vão substituir as lanchas antigas da corporação. A frota da Companhia Lacustre da PMDF conta também com quatro jet-skis.

Além do lago, os veículos também são usados na fiscalização do córrego Bananal, Torto, e na represa da Bacia do Descoberto. As lanchas virão de São Paulo, com capacidade para comportar até 14 passageiros e podendo alcançar a velocidade de 70 km/h.

Elas são equipadas com GPS, rádio e sonar. “A modernização da frota torna o atendimento das forças de segurança cada vez mais rápido e eficiente, diminuindo a incidência de crimes e aumentando a sensação de segurança da população”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

*Com informações da Agência Brasília

Acidentes

O Lago Paranoá tem sido cenário de uma série de tragédias envolvendo afogamento de pessoas que estavam nadando, ou em festas em lanchas. Em outubro, o Corpo de Bombeiros levou três dias para localizar o corpo do jovem Luís Gabriel, 27 anos.

Ele estava com amigos em uma lancha, quando teria caído quando a embarcação passava por baixo da Ponte JK.

Apesar de estar distante do mar, o DF tem uma das maiores frotas náuticas do país e a falta de cuidados, como não usar coletes salva-vidas, ou ingerir bebidas alcóolicas acaba resultando em acidentes fatais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação