Benefício Social

Ibaneis sanciona regulamentação da CNH Social nesta terça-feira

População de baixa renda poderá emitir carteira de motorista gratuitamente

Jéssica Moura
postado em 10/11/2020 08:59 / atualizado em 10/11/2020 16:21

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assina nesta terça-feira (10/11) a regulamentação do projeto de lei 944/2020, que trata da emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CHN) para pessoas de baixa renda. A proposta dependia da definição de regras e também da análise orçamentária para entrar em vigor.

A norma vai abranger maiores de 18 anos inscritos no Cadastro Único (Cad-Único) e que comprovem pelo menos dois anos de residência no DF. Os beneficiados terão direito a curso, treinamento e emissão do documento de habilitação profissional de condutores de veículos automotores sem custo. Desse modo, são elegíveis pessoas com renda familiar mensal de até meio salário mínimo.

Pelas regras, o governo terá de indicar anualmente quantos serão o beneficiados naquele ano, que inclui todas as categorias: carros, motos, caminhões e ônibus. Além disso, a renovação do documento também deve ser gratuita enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

A ação integra o Programa Habilitação Social. Atualmente, o custo para tirar a carteira de motorista na capital federal é de cerca de R$ 2 mil. Os beneficiários são dispensados de gastos com exames de aptidão física, mental, psicológica e toxicológica, por exemplo. Além disso, não precisam pagar também as taxas de obtenção da carteira de motorista, assim como as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, por exemplo.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação