Arte Urbana

Secretaria de Cultura do DF lança edital para 4º Encontro do Graffiti

Serão selecionados 100 artistas que irão participar de projeto de revitalização da Galeria dos Estados por meio da arte urbana

Correio Braziliense
postado em 10/11/2020 18:35
 (crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)
(crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Foi lançado, nesta terça-feira (10/11), o edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) que irá selecionar 100 artistas do Distrito Federal e Entorno, que irão trabalhar no 4º Encontro do Graffiti 2020, previsto para ocorrer entre 10 e 20 de dezembro deste ano. O evento faz parte do projeto que propõe a revitalização da Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul, e os grafiteiros contarão com investimento total de R$ 150 mil e cachê de R$ 1.500.

As inscrições começaram hoje e poderão ser realizadas até 23 de novembro. No ato da inscrição, os artistas deverão entregar uma proposta de trabalho, certificado da condição de Microempreendedor Individual (MEI) e portifólio que comprove desempenho em intervenções artísticas em muros, paredes, painéis, tapumes, etc.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, “reinaugurada, a Galeria dos Estados é um ponto vivo do nosso Centro. Ali, pulsam vidas. Levar a arte do grafite aos seus muros é trazer aos olhos a alma dessa cidade diversa”.

Érica Lewis, subsecretária da pasta, cita exemplos de cidades como Nova York e Miami, que recuperaram bairros inteiros por meio da arte urbana. “O Encontro de Graffiti democratiza o acesso à cultura e valoriza o trabalho dos grafiteiros e da cultura hip-hop presente no DF”, afirma.

Os custos com tintas serão bancados pela Administração da Região Administrativa do Plano Piloto. Devido à pandemia, os grafiteiros selecionados deverão cumprir as normas sanitárias recomendadas, como o uso de máscaras e distanciamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação