Transporte

Brasilienses podem voltar a pagar transportes por aplicativo em dinheiro

Lei publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (11/11) derrubou medida contrária que estava em vigor desde setembro

Correio Braziliense
postado em 11/11/2020 14:51
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Brasiliense poderão novamente pagar com dinheiro em espécie serviços de transporte por aplicativo. A Lei nº 5.691/2020, publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (11/11), revogou a legislação anterior que proibia o uso de dinheiro para pagar corridas de serviços de transporte individuais por aplicativo. 

O texto da nova lei é de autoria da deputada distrital Júlia Lucy (Novo). Segundo ela, a antiga legislação estava obrigando empresas e motoristas a cometerem uma contravenção. "Nenhum estado pode proibir algum serviço ou pagamento em dinheiro físico pelo consumidor, quem regula isso é a União", ressalta.

Desde setembro deste ano, os passageiros de aplicativos de transporte só poderiam pagar as corridas por meio eletrônico.

“Com a crise decorrente da pandemia, muitos trabalhadores estão desbancarizados ou sem acesso a cartões. O pagamento em dinheiro movimenta a economia e não cerceia as camadas menos favorecidas de fazerem uso de transporte por aplicativo simplesmente por não disporem de um cartão de crédito", defendeu Júlia Lucy.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação