A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai lançar, em transmissão pela TV Web CLDF, novo portal on-line nesta quinta-feira (12/11). De acordo com a Casa, o objetivo é melhor a comunicação com os cidadãos. Com visual mais limpo e facilidade na navegação, os interessados vão poder acompanhar assuntos em debate, pesquisar leis e projetos ou assistir, ao vivo, aos debates no plenário, comissões e audiências públicas.
Durante o lançamento, serão apresentadas novas funcionalidades do site, em um vídeo explicativo. Depois, o presidente e o vice-presidente da Casa, deputados Rafael Prudente (MDB) e Delmasso (Republicanos), farão a virada de chave do portal.
O portal será adaptado para a tela de celular ou tablet (atualmente, a página abre inteira nos aparelhos e, por isso, há dificuldade na leitura). O site também terá uma ferramenta voltada para a acessibilidade, que vai permitir o aumento do tamanho das letras, do contraste e a possibilidade de leitura por parte de softwares para pessoas com deficiência visual e auditiva (Libras).
Segundo a assessoria da Casa, a reconfiguração da homepage conta com menu exclusivo para acesso ao trabalho das Comissões Temáticas e aos perfis dos deputados. Documentos mais acessados, como a Ordem do Dia e Diário da Câmara Legislativa, serão mais acessíveis (terão links de acesso rápido), assim como os serviços de Ouvidoria, Portal SEI, e-Democracia, Portal Dados Abertos e a TV Web CLDF.
Atalhos para os perfis da CLDF no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Flickr vão facilitar para quem quiser compartilhar conteúdos do site nas redes sociais. As notícias produzidas poderão ser compartilhadas direto do portal.
Projetos
Entre os projetos que a CLDF vai lançar para estreitar relação com a população está o Portal da Transparência, espaço que contém todas as informações financeiras e de atuação legislativa, apresentadas com uso de gráficos gerados a partir dos sistemas de dados da Casa.
Além disso, será criada a página da Agência CLDF, com notícias e conteúdos multimídia, e a ampliação da participação popular no Legislativo por meio de uma página onde o cidadão vai poder avaliar as proposições legislativas em tramitação. Os novos projetos serão desenvolvidos por servidores da Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), e do Comitê de Gestão da Informação Digital (CGID), em parceria com empresa contratada por pregão eletrônico.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.