TENTATIVA DE FEMINICÍDIO

Grávida baleada na cabeça convivia há seis anos com o companheiro

Mulher de 24 anos está em estado grave e aguarda cirurgia no Hospital de Base. Agressor é o companheiro com quem convivia havia seis anos. Ele fugiu após o crime, mas foi localizado pela polícia e preso em flagrante 

Mariana Machado
postado em 12/11/2020 06:00 / atualizado em 12/11/2020 06:58
 (crédito: Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

Grávida de três meses, Lorrane De Oliveira, 24 anos, luta para sobreviver depois de ser baleada na cabeça pelo companheiro com quem convivia havia seis anos. O casal já tem um filho, de dois anos. A tentativa de feminicídio aconteceu na manhã de ontem, no bairro Nova Colina, em Sobradinho, e o suspeito foi preso em flagrante.

De acordo com Hudson Maldonado, delegado-chefe da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), o crime aconteceu em um quarto da residência onde o casal morava, em uma chácara. Familiares ouviram o disparo e encontraram a vítima desfalecida, com muito sangue jorrando. Eles prestaram socorro, inclusive com ajuda do agressor, e conseguiram levá-la ao Hospital Regional de Sobradinho, onde a jovem deu entrada em estado grave.

Em seguida, o agressor fugiu, mas foi localizado pelos agentes da 13ª DP. Em depoimento, ele não soube explicar porque mantinha uma arma em casa, e disse que não tinha intenção de matar a companheira, hipótese descartada pelos investigadores. “Para a polícia, foi, sim, uma ação cruel, visando mesmo ceifar a vida da própria companheira. Ele será autuado por feminicídio tentado”, afirmou o delegado.

Convivência

Ontem, Lorrane foi transferida para o Instituto Hospital de Base, onde aguarda cirurgia. A reportagem do Correio esteve na casa onde o crime ocorreu e conversou com Mariozan De Oliveira, pai da jovem. “Ela está melhor, graças a Deus. O quadro dela melhorou. Não nos falaram do bebê ainda, mas como o tiro passou longe, está tudo bem. Agora vamos torcer para ela se recuperar”, emocionou-se o pai.

Lorrane é a caçula de três filhos e morava na chácara do pai com o filho pequeno e o companheiro. No momento do crime, Mariozan não estava no local, e foi o irmão dela quem se deparou com a cena. “Agora, ela está nas mãos de Deus, em primeiro lugar, e dos médicos.” De acordo com o pai, o casal não era de brigar, mas ele era usuário de drogas. “Mas, isso não justifica essa ação. Tem tanta gente que usa droga e não faz uma coisa dessas. É da pessoa mesmo”, complementou Mariozan.

Vizinhança

Vizinhos que não quiseram se identificar também confirmaram a informação de que o agressor usava maconha, cocaína e, possivelmente, outras substâncias. Embora o casal não demonstrasse, o relacionamento não era saudável. Uma moradora da região afirmou que ouvia relatos das discussões do casal, mas que tudo acontecia em segredo. “Ele a ameaçava, e dizia para não contar nada, então ela ficava em silêncio. Tanto é que quando tudo aconteceu, eles estavam trancados no quarto”, detalhou.

“Ele era muito calado. Só andava curvado, de cabeça baixa, mas sempre dava ‘bom dia’ a todos”, informou outro vizinho. Eles relataram que o filho do casal não estava presente quando a mãe foi baleada. “Por sorte, ele tinha ido para a casa de uma tia no dia anterior e ainda está por lá.” Eles não souberam informar se o homem já tinha sido preso por outros crimes.

A chácara está em uma área residencial, com poucos comércios nas proximidades. Em um bar próximo, moradores disseram que costumavam ver o casal saindo para lanchar, mas que não demonstravam atritos, nem discutiam em público. Os dois costumavam estar sempre calados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Crime aconteceu em chácara no bairro Nova Colina, em Sobradinho, onde a vítima morava com o agressor e um filho de dois anos. Lorrane está grávida de três meses e deu entrada no Hospital de Base em estado grave
    Crime aconteceu em chácara no bairro Nova Colina, em Sobradinho, onde a vítima morava com o agressor e um filho de dois anos. Lorrane está grávida de três meses e deu entrada no Hospital de Base em estado grave Foto: Reprodução/ Rede Sociais
  • Lorrane Silva de Oliveira
    Lorrane Silva de Oliveira Foto: Reprodução/ Rede Sociais
  • Mulher grávida leva tiro na cabeça em Nova Colina, Sobradinho
    Mulher grávida leva tiro na cabeça em Nova Colina, Sobradinho Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press

 O que é feminicídio

Reconhecido como crime hediondo desde 2015, o feminicídio consiste no assassinato de mulheres por razão de gênero. Conhecer as nuances e as características que envolvem esse tipo de violação é fundamental para ter um enfrentamento efetivo e evitar que existam novas vítimas.

Fonte: Agência Patrícia Galvão

Onde pedir ajuda?

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Telefone: 180 (disque-denúncia)

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia e Planaltina

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)

Entrequadra 204/205 Sul Telefone: 3207-6172
QNM 2, Conjunto G, Área Especial, Ceilândia Centro Telefone: 3207-7391

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos

Telefone: 100

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar

Telefones: 3910-1349 / 3910-1350

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação