Saúde

Ana Vitória consegue vaga no Instituto do Coração do DF, onde será operada

Criança passa por exames e avaliação médica para que operação cardíaca seja marcada

Jéssica Moura
postado em 12/11/2020 10:45 / atualizado em 12/11/2020 11:18
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Ana Vitória Souza Santos, a bebê de sete meses que aguarda por uma cirurgia cardíaca, foi transferida nesta quinta-feira (12/11) para o Instituto do Coração do Distrito Federal (ICDF), onde será operada. O procedimento ainda não tem data para ocorrer, pois, segundo a mãe de Ana Vitória, Zilene Souza Lopes, ela ainda vai passar por uma bateria de exames antes da cirurgia.

"Para mim foi uma alegria. Eu estava naquela agonia, você vê sua filha só piorando e não vê nenhuma decisão sendo cumprida. Mas graças a Deus, está encaminhado. Daqui, só sai operada", diz Zilene. Ela relatou que o quadro da filha a deixou preocupada nos últimos dias, pois Ana Vitória teve tosse e vômito, além de não conseguir dormir bem. Zilene ressaltou ainda que o sopro e a pressão do pulmão da bebê aumentaram.

A criança é portadora de uma cardiopatia congênita e estava internada há mais de um mês no Hospital da Criança de Brasília, depois de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca, febre, tosse e reações na pele. Por conta da condição de saúde, Ana Vitória corria o risco de morte e no local não havia cirurgião cardíaco.

Em 27 de outubro, o juiz Henaldo Silva Moreira, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do DF tinha dado o prazo de 24 horas para que a bebê passasse pelo procedimento. Foram intimados o Secretário de Saúde, a Central de Regulação de Internação Hospitalar, a Central de Cirurgias Eletivas da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Judicialização a comprovarem o cumprimento da tutela de urgência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação