Restaurantes comunitários promovem campanha sobre diabetes

A iniciativa é devido ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro, e tem como objetivo falar sobre prevenção, sintomas e tratamentos da doença.

Correio Braziliense
postado em 13/11/2020 16:27
 (crédito: Divulgação/Sedes)
(crédito: Divulgação/Sedes)

Nesta sexta-feira (13/11) e no sábado (14/11), será transmitido um vídeo de prevenção à diabetes nos restaurantes comunitários do DF. A medida faz parte do projeto de Educação Alimentar Nutricional (EAN), elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e tem como objetivo conscientizar a população sobre os sintomas e as formas de tratamento da doença.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, os restaurantes são ideais para informar a população por serem pontos de grande circulação. “É preciso manter a população ciente das formas de prevenção e enfrentamento à doença”, disse a secretária da pasta, Mayara Noronha Rocha.

A iniciativa também faz parte do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro. “Queremos ressaltar a importância do diagnóstico precoce dessa doença e como manter uma alimentação saudável para que ela não seja agravada”, afirmou a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Karla Lisboa.

Casos de diabetes

Somente no Distrito Federal, cerca de 3 mil pacientes diabéticos são atendidos nas unidades da Atenção Secundária do DF. Conforme dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), os agentes dos ambulatórios multidisciplinares da rede pública realizam, em cada unidade, aproximadamente 200 atendimentos por mês.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que nove milhões de brasileiros (6% da população) são acometidos pela doença. Em 2042, a previsão é que 642 milhões de pessoas no mundo estejam com diabetes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação