FIM DE ANO

13° salário vai injetar R$ 6,6 bilhões na economia do DF

Levantamento do Sindivarejista aponta queda de 13% do uso da gratificação no comércio, em comparação com o registrado em 2019

Correio Braziliense
postado em 13/11/2020 19:27
A expectativa é de que os consumidores gastem, em média, R$ 190 e R$ 200 com presentes este ano -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
A expectativa é de que os consumidores gastem, em média, R$ 190 e R$ 200 com presentes este ano - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A estimativa para o comércio é de que o 13º salário dos brasilienses injete R$ 6,6 bilhões na economia do Distrito Federal em 2020. A projeção, realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista-DF), representa uma queda de 13% diante dos R$ 7,6 bilhões de 2019.

De acordo com o sindicato, 1,44 milhão de trabalhadores devem receber a gratificação. O maior valor médio para o 13º salário em todo o Brasil será pago no DF (R$ 4.348 contra R$ 4.558 do ano passado). Para todo o país, a média é quase a metade: R$ 2.451. A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o cenário econômico será diferente. “Teremos, pela primeira vez, um fim de ano em que o Papai Noel, lojistas e consumidores estarão de máscara. Ainda assim, esperamos aumento nas vendas de 3% contra 5% do último Natal”, destacou o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.

Um levantamento do Sindivarejista apontou que, de março até novembro, 750 empresas deixaram de funcionar. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), atualmente 288 mil pessoas estão desempregadas no DF.

Gasto médio

A expectativa comercial é de que, neste ano, os consumidores gastem, em média, R$ 200 com presente. Em 2019, esse valor era de R$ 263. A aposta para os presentes mais vendidos são brinquedos, roupas, objetos para o lar e eletroeletrônicos. Os cartões de crédito podem responder por até 97% do faturamento das lojas, contra 94% do ano passado.

“O consumidor está usando pouco dinheiro. As vendas pela internet podem crescer mais de 37%, porque muitos consumidores temem sair de casa. A pandemia criou uma nova cultura em termos de consumo”, acrescentou o presidente do Sindivarejista. A entidade reúne 30 mil lojas no Distrito Federal.

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