Eleições 2020

TRE sorteia urnas que passarão por auditoria no Entorno

Processo ocorre paralelamente às eleições de domingo (15/11) a fim de garantir transparência do pleito

Samara Schwingel
postado em 14/11/2020 12:59 / atualizado em 14/11/2020 12:59
 (crédito:  Marilia Lima/CB/D.A Press)
(crédito: Marilia Lima/CB/D.A Press)

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sorteou, na manhã deste sábado (14/11), as urnas eletrônicas do estado que passarão por auditoria durante as eleições de domingo (15). Das seis sorteadas, as três primeiras serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Goiás (SINJUFE-GO). Outras três, são trocadas, nas respectivas seções, para verificação de autenticidade e integralidade do sistema.

Das três primeiras sorteadas e que serão levadas ao sindicato, uma é de Goiânia (GO), uma de São Luís dos Montes Belos (GO) e outra de Turvânia (GO). As restantes, que serão substituídas nas seções de origem, são de Goiânia (GO), Niquelândia (GO) e Senador Canedo (GO). 

Como funciona a auditoria 

Após o sorteio, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), irão preencher cédulas de votação de papel, simulando uma votação oficial. Os votos serão depositados em urnas de lona lacradas e encaminhados ao local da Auditoria da Votação Eletrônica. Ficarão no local em ambiente protegido por vigilância até o horário do início da votação de domingo.

Com o início do pleito, as urnas eletrônicas serão abertas por servidores da Justiça Eleitoral e os votos que foram preenchidos nas cédulas de papel serão inseridos (digitados) nas urnas eletrônicas sorteadas.

O procedimento é realizado paralelamente à votação oficial das 7h às 17h. Todo o período é filmado e devidamente registrado para fins de conferências posteriores. Após as 17h, os votos serão totalizados e conferidos. Segundo o TRE-GO, o objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação