Clima

Inmet emite alerta laranja por risco de chuvas intensas neste sábado

O aviso de perigo vai até a manhã de domingo (15/11) e orienta as pessoas a tomarem cuidado

Correio Braziliense
postado em 14/11/2020 14:56
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Quedas de árvores e de energia, alagamentos e descargas elétricas são alguns do riscos que se corre em períodos de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou, neste sábado (14/11), alerta de perigo que vai até a manhã de domingo (15/11). O órgão trabalha com quatro níveis de gravidade: nada previsto (verde), perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho). 

O objetivo é que as pessoas tomem cuidado. "Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia", orienta o alerta.

Além das chuvas, que devem variar de 30 e 60 mm/h, os ventos também devem ser intensos, o que torna a situação mais perigosa. Eles podem chegar até 100 km/h.

Previsão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve se manter encoberto por nuvens e há possibilidade de chuvas no DF.Já os ventos devem variar de fracos a moderados. A temperatura mínima esperada é de 18ºC e a máxima de 28ºC. A umidade relativa do ar prevista é de 100% a 45%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação