Às 7h da manhã deste domingo (15/11), diversas zonas eleitorais no Entorno do Distrito Federal abriram as portas para os eleitores participarem das eleições municipais de 2020. Durante a primeira hora do pleito, idosos, mesmo sem a obrigatoriedade, aproveitaram o horário preferencial de 7h às 10h para votarem.
No Novo Gama (GO), por exemplo, o aposentado Luiz Aires, 71 anos, acordou cedo para participar. “É importante sair de casa para votar, pois, assim, escolhemos quem mais nos agrada para dirigir a cidade”, explica. Morador do Novo Gama há 20 anos, Luiz afirma que sempre participou das eleições municipais. “Desta vez não seria diferente.”
Raimunda Sousa, 60, também acordou cedo para votar. Apesar de morar em Santa Maria (DF), a feirante trabalha e vota no Novo Gama. “Passo muito tempo na cidade, por isso, não transfiro meu voto e participo das eleições municipais”, conta.
Além dos idosos, diversos eleitores de outras idades acordaram cedo para participar do pleito. Verônica Ferreira, 40, além de comparecer à zona eleitoral, levou a filha de oito anos para acompanhar o processo. “Acho importante que ela veja desde pequena como funciona o processo eleitoral. É uma questão de consciência”, diz a cabeleireira.
Segurança sanitária nas eleições
As zonas eleitorais do Novo Gama visitadas pela equipe de reportagem estão cumprindo com as medidas de segurança necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os locais de votação dispõem de álcool em gel nas entradas e nas salas, além de aferição de temperatura de todos que entram.
Além disso, no chão e nas paredes há uma sinalização para que os eleitores mantenham o distanciamento de um metro entre si.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.