Saúde

Bebê de seis semanas é submetido a cirurgia rara no Hmib

O fenômeno chamado de fetus in fetu (FIF) pode ocorrer em um a cada 500 mil nascimentos. É como se um feto em desenvolvimento englobasse o outro que se mantém vivo no organismo do irmão, tornando-se um parasita

Correio Braziliense
postado em 16/11/2020 14:25
 (crédito: Johnny Braga/Agência Saúde DF)
(crédito: Johnny Braga/Agência Saúde DF)

Uma bebê de seis semanas precisou passar por uma cirurgia devido a um fenômeno raro. Chamado cientificamente de fetus in fetu (FIF), a condição pode ocorrer em um a cada 500 mil nascimentos. É como se um feto em desenvolvimento englobasse o outro que se mantém vivo no organismo do irmão, tornando-se um parasita.

A condição pode ocorrer nas três primeiras semanas no útero da mãe. O feto englobado, porém, não consegue desenvolver-se normalmente, nem sobreviver fora do organismo do hospedeiro. Ele não possui os órgãos essenciais desenvolvidos e nutre-se do sangue e da energia do irmão.

A retirada da massa embrionária ocorreu com sucesso na última quinta-feira (12/11), no Centro Cirúrgico do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A bebê já recebeu alta hospitalar.

De acordo com o médico cirurgião pediátrico do Hmib Acimar Cunha Júnior, em casos assim, o gêmeo parasita não tem um corpo humano definido. No caso desse bebê, o feto estava próximo ao intestino delgado e foi retirado e analisado pela área de patologia da unidade que identificou o baço bem definido, fígado e articulações.

“É um caso raro. Tivemos apenas três casos assim no Distrito Federal”, relata Acimar Cunha Júnior. O médico explica que, no mundo, há conhecimento de cerca de cem casos. Os dois outros casos relatados no DF foram diagnosticados no próprio Hmib e no Hospital Universitário de Brasília (HUB).

A descoberta

A mãe da bebê, Micaela Alves da Silva, 25, percebeu que a filha Evelyn chorava bastante, vomitava um líquido verde e estava com semiobstrução intestinal. Ela levou a criança para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) onde fez uma radiografia e uma tomografia de abdômen. Ao receber o diagnóstico veio o susto. “Foi um choque, nunca tinha visto isso na minha vida”, relata a mãe.

Os sintomas nesses casos são principalmente inchaço e dor no local. Inicialmente, os exames demonstraram a possibilidade de um tumor, mas com as características de ossificação dentro da massa, levantou-se a possibilidade diagnóstica de FIF. Por tratar-se de um caso complexo, a equipe do HRSM encaminhou à criança para o Hmib, que é o hospital referência em cirurgia pediátrica.

Uma equipe formada por quatro cirurgiões, um anestesista, enfermeiros e técnicos de enfermagem fizeram a retirada do feto parasita. O procedimento durou cerca de duas horas e transcorreu com tranquilidade.

“A massa embrionária estava envolvida no mesentério do intestino delgado. Existia um risco de lesão com comprometimento do intestino da paciente”, contaAcimar Cunha Júnior. Mesentério é um órgão que consiste em uma folha de tecido que envolve outros órgãos da cavidade abdominal e se dobra sobre si mesmo.

O médico conta que a não retirada dessa massa faz com que exista o risco de ela continuar crescendo e causar sintomas de obstrução intestinal devido a localização.

Conforto após a operação

Micaela conta que “quase desmaiou” quando recebeu a explicação do fenômeno. Ela esteve o tempo todo ao lado da filha e, aliviada, agradeceu os cuidados que recebeu da equipe do Hospital Materno Infantil de Brasília. “Graças a Deus, aqui no Hmib, fomos bem atendidas e ela está bem. O pior já passou”, comemora.

Mãe e bebê já estão em casa, em Santo Antônio do Descoberto (GO), e a pequena Evelyn poderá levar uma vida normal.

Com informações da SES-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação