CB Poder

"É preciso naturalizar o negro nos espaços de poder", afirma Ilka Teodoro

Primeira administradora negra do Plano Piloto, Ilka Teodoro fala sobre a importância da representatividade negra e das ações afirmativas em entrevista ao CB.Poder desta quarta

Correio Braziliense
postado em 18/11/2020 15:41
 (crédito: reprodução )
(crédito: reprodução )

Em entrevista concedida ao programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, fala sobre a importância da representatividade negra nos espaços de poder e pontua alguns dos destaques à frente da administração, como o projeto Viva W3 que abre a avenida para a população aos domingos. 

"Sou a primeira mulher negra ocupando o cargo como administradora do Plano Piloto. Já tivemos outras mulheres, mas sou a primeira negra. E isso reveste de um simbolismo muito grande", afirma. "A maioria da população brasileira é negra. Apesar disso, nós temos essa população sub-representada em quase todos os espaços de poder. Não temos uma representação proporcional, e nem que reflete a nossa população. Precisamos avançar mais", pontua. Para ela, as ações afirmativas são essenciais para buscar essa igualdade de representatividades e reparação histórica. 

A revitalização da W3 é um dos destaques que Ilka pontua em sua gestão. "Várias iniciativas foram feitas, no ponto de vista de infraestrutura. Como o projeto Viva W3, que está abrindo a W3 para pedestres e ciclistas aos finais de semana e fechando para carros. E tem sido um sucesso, bem recebido pela população", destaca. 

Além desse projeto, ela ainda falou sobre o programa Adote uma Praça que conta com parceria privada para a manutenção de espaços públicos. E para 2021, a grande aposta é a reforma das passagens subterrâneas. 

 

Veja a entrevista na íntegra: 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação