cultura

Conselheiros regionais de Cultura tomam posse em evento virtual nessa terça

Foram eleitos 260 conselheiros de 20 regiões administrativas do DF. Para as 11 regiões que não tiveram candidatos, um novo chamamento foi realizado e tem resultado previsto para sair em janeiro

Correio Braziliense
postado em 18/11/2020 21:19 / atualizado em 18/11/2020 21:20
Conselheiros devem propor melhorias em suas comunidades e cobrar que políticas públicas sejão efetivadas -  (crédito: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC))
Conselheiros devem propor melhorias em suas comunidades e cobrar que políticas públicas sejão efetivadas - (crédito: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC))

Os 260 conselheiros de Cultura do Distrito Federal, entre titulares e suplentes, foram empossados na noite de terça-feira (17/11) pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. Os membros foram eleitos para o triênio 2021/2024, com o processo de eleição promovido pelo Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF).

O processo seletivo contemplou 20 regiões administrativas do DF. A votação teve um total de 4.616 votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 13 de outubro. Por conta da pandemia de covid-19, as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação, resultados e posse foram feitas de forma virtual.

Durante a reunião, a conselheira de cultura Fernanda Morgani, representante da sociedade civil, explicou que cabe aos eleitos propor melhorias em suas comunidades e cobrar dos representantes para que as novas políticas públicas sejam efetivadas. “Reivindicamos, diariamente, transparência em cada ato público e cobramos os nossos gestores por isso”, completou.

A cerimônia contou com a apresentação musical da Dhi Ribeiro. Além da cantora, a conselheira eleita de Ceilândia, Nanci Araújo, também se apresentou com a música Tocando em frente, de Almir Sater, para expressar a emoção em representar a cultura da sua região.

Novas eleições

Das 31 regiões administrativas que participaram da seleção, 11 não conseguiram candidatos para constituir os conselhos. São elas: Águas Claras, Arniqueira, Fercal, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Octogonal/Sudoeste, Park Way, Vicente Pires e SIA.

Com isso, o Conselho de Cultura abriu um novo chamamento eleitoral. As inscrições de candidaturas se encerraram na terça-feira (17/11), e a votação deve ser realizada entre 14 e 18 de dezembro, de forma on-line. O resultado está previsto para ser publicado no DODF entre 5 e 13 de janeiro de 2021.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação